• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Movimento Elas Lideram: parceria da ONU Mulheres e Pacto Global por mais mulheres na alta liderança das empresas  



16.02.2023


Movimento Elas Lideram: parceria da ONU Mulheres e Pacto Global por mais mulheres na alta liderança das empresas  /principios de empoderamento das mulheres noticias

Levar mais de 11 mil mulheres para cargos de alta liderança até 2030: essa é a ambição do Movimento Elas Lideram 2030. A campanha teve início em maio de 2022 e, durante o ano, 57 empresas se comprometeram com as metas de 30% de mulheres na alta liderança até 2025 ou 50% até 2030. Ao longo dos encontros, estiveram presentes mais de 140 participantes.

A nova sequência da jornada terá início em 28 de fevereiro de 2023 e a lista dos temas que serão trabalhados já foi informada via e-mail para todas as empresas compromissadas. Além dos workshops online para a jornada freemium, o Movimento também conta com mentorias em grupo para as empresas que fazem parte da jornada freemium e uma jornada In Company, ou seja, que segue um modelo exclusivo de capacitação para as empresas na jornada premium.

Co-liderado pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global da ONU no Brasil, o Movimento Elas Lideram tem como fundamento os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla em inglês). Assim, com base nos sete princípios norteadores para o empoderamento das mulheres nas empresas, foram ministrados 11 workshops ao longo do primeiro ano do Movimento. Para o segundo ano da jornada, serão 20 workshops.

“Atração, Retenção e Promoção: gestão sensível a gênero” e “Monitoramento e Avaliação de Resultados e a sustentabilidade dos avanços” serão alguns dos temas trabalhados em 2023.

Segundo a especialista em Empoderamento Econômico das Mulheres da ONU Mulheres Brasil, Flávia Muniz, “Investir em mais mulheres, em sua diversidade, em cargos de alta liderança é investir em uma sociedade mais igualitária e justa. Todas e todos se beneficiam quando empresas se comprometem com a igualdade de gênero na alta liderança”.

Assim, a gerente Sênior de Direitos Humanos e Gênero do Pacto Global, Tayná Leite, completa: “A igualdade de gênero, a ODS 5, é um tema que toca muito o setor privado. Sem igualdade de gênero, não vamos atingir nenhum dos outros objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Uma ação coletiva 

O caminho para alcançar a igualdade de gênero nas empresas precisa do engajamento de todas e todos. O primeiro passo é a compreensão do que são os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs). Criados em 2010 pela ONU Mulheres e o Pacto Global, os WEPs têm o intuito de oferecer orientações sobre formas de empoderar as mulheres e promover a igualdade de gênero dentro das empresas, na cadeia de valores e nas comunidades onde atuam.

Dessa forma, cada um dos workshops oferecidos pelo Movimento Elas Lideram 2030 tem como objetivo facilitar a compreensão dos temas que envolvem cada princípio. Nos encontros, são apresentados os principais desafios enfrentados para a implementação da diversidade e inclusão nas empresas, assim como são incentivados debates e reflexões para enfrentá-los. Uma vez que uma compreensão mais profunda sobre o processo de empoderamento das mulheres facilita implementação de políticas empresariais para a igualdade de gênero, o Movimento Elas Lideram 2030 é um caminho para as empresas terem mais mulheres em cargos de alta liderança.

Conheça cada um dos WEPs: 

1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível;

2. Tratar mulheres e homens de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação;

3. Garantir saúde, segurança e bem-estar das trabalhadoras e trabalhadores;

4. Promover a educação, a capacitação e o desenvolvimento profissional das mulheres;

5. Implementar práticas de desenvolvimento empresarial, cadeira de suprimentos e marketing que empoderem mulheres;

6. Promover a igualdade por meio de iniciativas e defesa da comunidade;

7. Medir e relatar publicamente o progresso para alcançar a igualdade de gênero.

Site dos WEPs: https://www.weps.org/ 

Empresas embaixadoras

O Movimento Elas Lideram 2030 conta com três empresas embaixadoras: Animale, Movimento Mulher 360 e Uber. Como protagonistas no movimento, as empresas desempenham o importante papel de incentivar práticas diárias que fazem parte da implementação da igualdade de gênero através de uma perspectiva interseccional no setor privado. Dessa forma, as embaixadoras destacam:

“São reconhecidos os benefícios da diversidade, equidade e inclusão para os negócios e para toda a sociedade. Na Animale, assumimos o compromisso de ampliar as oportunidades para que mais mulheres assumam cargos de liderança, garantindo também a equidade étnico-racial. Queremos influenciar todo nosso ecossistema, transformando o mercado de trabalho num espaço mais equânime para todas as mulheres”. 

 Isabel Del Priore, CEO da Animale

“Sendo organização embaixadora do Movimento Elas Lideram 2030, viabilizamos a união de expertise e metas comuns em prol da aceleração do avanço da equidade de gênero no segmento corporativo. Já sabemos que este é o correto e certo a perseguir. Está mais do que comprovado que ter equilibro de gênero, com mix de marcadores identitários, em todos níveis e áreas das empresas, fortalece o engajamento das equipes, reduz conflitos, impulsiona criatividade e inovação, aumenta a produtividade e lucratividade. É o melhor para os negócios, para as pessoas e para a sociedade”. 

 Margareth Goldenberg, Movimento Mulher 360

“Nos tornamos embaixadores do Elas Lideram 2030 para reiterar o compromisso público da Uber com a equidade de gênero e também para ajudar a amplificar esse movimento no país. Por meio das consultorias, workshops e materiais oferecidos, acreditamos que o Movimento contribuirá de forma real para o aumento de mulheres em cargos de alta liderança no Brasil”. 

Luciana Ceccato, Diretora de Marketing da Uber

Movimento Elas Lideram: https://www.pactoglobal.org.br/movimento/elaslideram2030/ 

Informações para imprensa: 

Íris Cruz – iris.cruz@unwomen.org  

Karla Prado – karla.prado@pactoglobal.org.br