• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Movimento mundial ElesPorElas será lançado, nesta 6ª feira, no Rio Grande do Sul



10.09.2015


Iniciativa ocorre sob a liderança da Frente Parlamentar Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, integrada com representação da sociedade civil

Confira: adesão de deputados gaúchos | vídeo-convite do cantor Wander Wildner

 

Movimento mundial ElesPorElas será lançado, nesta 6ª feira, no Rio Grande do Sul/

Ação conta com o apoio da sociedade civil

O movimento mundial #ElesPorElas #HeForShe, da ONU Mulheres, será lançado no Rio Grande do Sul no dia 11 de setembro, às 18h, no Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O evento terá o ato de lançamento e apresentação do cantor gaúcho Wander Wildner.

O ElesPorElas é um movimento global que convoca os homens do mundo a participarem ativamente da luta pelo fim da violência contra mulheres e meninas. Criado pela ONU Mulheres, a entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero, o movimento chegou ao Brasil em 2014. Sob a liderança da ONU Mulheres, o movimento é composto por governos, empresas, universidades, sociedade civil, mídia e homens públicos que colaboram para a realização de ações para ampliar a mobilização e adesão de homens e meninos, e assim contribuir com a redução da violência doméstica.

“É com muita alegria que a ONU Mulheres Brasil saúda a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pelo seu engajamento público ao Movimento ElesPorElas de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero, em seguimento ao pioneirismo da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Movimento mundial ElesPorElas será lançado, nesta 6ª feira, no Rio Grande do Sul/

Com o incentivo do deputado Edegar Pretto, deputado Enio Bacci faz adesão ao movimento #ElesPorElas

 

Convidado pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o deputado Edegar Pretto fez adesão ao movimento e é integrante do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas. O parlamentar, que também é coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, fez a adesão em nome da Frente e Assembleia Legislativa gaúcha, que é o primeiro Parlamento do país a assumir o compromisso com a igualdade entre homens e mulheres.

O deputado Edegar Pretto intensificou a campanha de adesão de homens ao movimento da ONU Mulheres, em ações que começaram na própria Assembleia com seus colegas deputados, e já percorre o interior por meio de mais de 60 Câmaras de Vereadores que também possuem Frentes de homens pelo fim da violência contra as mulheres. O resultado prático é a ampliação do debate e campanhas que chegam aos diversos municípios gaúchos, com intuito de conscientizar o público masculino de todas as classes. “A Frente Parlamentar se tornou referência no país na luta pelo fim da violência contra as mulheres e tem o reconhecimento do governo federal e da ONU, que nos apresentou o desafio de convocar homens para discutir o seu próprio comportamento. O desafio foi aceito”, diz o deputado.

Para a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, é preciso que “homens e meninos se somem ao esforço das mulheres no enfrentamento rigoroso a todas as formas de desigualdades, discriminações e violência de gênero, para que a igualdade de oportunidades, condições e direitos seja uma realidade vivida por meninas e mulheres em todo mundo”. Ela chama a atenção para ações a serem realizadas no dia a dia. “Isso se faz concretamente com mudanças na maneira como as tarefas da vida são compartilhadas, nas relações afetivas, na educação, na valorização do trabalho das mulheres nas empresas e na participação política delas. Ou seja, é uma transformação dentro e fora de casa.”