• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Muitas vezes, as mulheres estão fora dos movimentos sindicais, constata ONU Mulheres



05.03.2017


O mercado de trabalho está mudando em grande velocidade devido à inovação e ao aumento da mobilidade e da informalidade. Mas a mudança tem que ser mais rápida no que diz respeito a capacitar as mulheres que, por meio do seu trabalho, têm gerado muitos dos ganhos globais das últimas décadas. Em sua maioria, as mulheres continuam em trabalhos menos lucrativos e que não permitem desfrutar dos benefícios. Elas ganham menos que os homens e, ainda, sustentam o enorme peso – fundamental em termos econômicos – que representam o trabalho de cuidado não remunerado e trabalho doméstico.

Alcançar o empoderamento econômico das mulheres requer uma mudança para dividir a prosperidade de forma equitativa, sem deixar ninguém para trás. A comunidade internacional assumiu esse compromisso na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Todas as mulheres deveriam poder desfrutar o seu direito a um emprego decente. Como defensora mundial a favor da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres, a pergunta que se faz à ONU Mulheres é: como conseguir?

Muitas vezes, as mulheres estão fora dos movimentos sindicais, constata ONU Mulheres/

Pela natureza do trabalho que fazem, as mulheres muitas vezes estão fora do âmbito dos movimentos sindicais e suas proteções.

A capacidade das mulheres para se organizarem nos locais de trabalho e comunidades é um elemento indispensável da defesa dos seus direitos trabalhistas. A voz coletiva das mulheres constitui uma das vias para garantir o trabalho decente e influir nas prioridades das políticas públicas. Nos sindicatos, as mulheres impulsionaram avanços na organização e na negociação coletiva, incluindo grupos extremamente vulneráveis como as trabalhadoras e trabalhadores domésticos.

Contudo, continuam existindo barreiras para o direito de organização, inclusive, leis repressivas. As mulheres que trabalho em tempo parcial ou de forma afastada dos seus lares podem ter menos oportunidades para se informar sobre as redes de proteção, grupos de apoio ou organizações – como os sindicatos – e de formá-los e de se unir a eles.

O que podemos fazer? Promover a paridade de gênero nos postos de tomada de decisões nos sindicatos, organizações de trabalhistas e patronais e juntas corporativas. Instar os governos, as empresas, as trabalhadoras e trabalhadores organizados a promover conjuntamente os direitos humanos e trabalhistas de todas as trabalhadoras.