• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Mulheres devem estar no centro da nova agenda de desenvolvimento, diz secretário-geral da ONU



11.03.2015


Na abertura da 59ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW59), ONU convoca países a fortalecer as mulheres nos esforços para o desenvolvimento sustentável

Acompanhe aqui a cobertura da CSW59

Do Centro de Notícias da ONU

“As mulheres devem estar no centro da nova agenda de desenvolvimento, se queremos que esta seja verdadeiramente transformadora, já que se elas prosperam, todos nós avançamos”, afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na abertura da 59ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW59). O encontro se iniciou na segunda-feira (9), na sede da ONU, em Nova Iorque. Mais de 8 mil pessoas participam das atividades.

 

“As mulheres e meninas fortalecidas são o melhor motor para o crescimento, a melhor esperança para a reconciliação e a melhor barreira contra a radicalização da juventude e a repetição dos ciclos de violência”, assinalou Ban.

Este ano a sessão da CSW tem como foco a análise do cumprimento das metas da Plataforma de Ação de Pequim, que completa 20 anos em 2015.

O secretário-geral sinalizou que desde a adoção da plataforma foram produzidos avanços, embora inaceitavelmente lentos. Para ele, urge trabalhar para o alcance da igualdade d egênero durante o prazo estabelecido pela nova agenda de desenvolvimento pós-2015. E completou: “o objetivo deve ser alcançar a paridade de 50-50 até 2030”, finalizou.