• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Neste #8M, ONU Mulheres e Instituto Avon fazem debate sobre violência contra as mulheres no ambiente digital



07.03.2018


5ª edição do Fórum Fale Sem Medo lança pesquisa inédita sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres no ambiente digital e debate o tema “A voz das redes: o que elas podem fazer pelo enfrentamento das violências contra as mulheres”

 

Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Instituto Avon, com o apoio institucional da ONU Mulheres, realiza mais uma edição do Fórum Fale Sem Medo, no Centro Cultural São Paulo. Com o objetivo de discutir o enfrentamento da violência contra as mulheres, o evento tem como tema “A voz das redes: o que elas podem fazer pelo enfrentamento das violências contra as mulheres” e traz em sua programação diversos nomes para abordar e discutir o assunto. Como de costume, o Fórum também lança mais uma pesquisa inédita, que esse ano aborda o ativismo digital e a mobilização em torno das diferentes formas de violência contra as mulheres nos ambientes digitais.

“A voz das redes” – Como as discussões sobre violências contra as mulheres têm sido tratadas na internet? Como as mulheres vêm se posicionando contra os assédios sofridos durante toda vida? Afinal, o assédio e a violência são debatidos da mesma forma? Ou será que um é levado mais a sério que o outro? Todas essas questões serão abordadas na pesquisa inédita do Instituto Avon, em parceria com a Folks Netnográfica.

A pesquisa “Vozes na internet: desafios e possibilidades no enfrentamento das violências contra as mulheres” trará dados que buscam identificar os obstáculos que esses discursos têm sofrido e contribuir para o encontro de caminhos para a promoção de diálogos mais construtivos.

Além da pesquisa, o Fórum Fale Sem Medo 2018 também contará com as participações da representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman e do canadense Adam Kahane, diretor da Reos Partners e referência internacional na construção e implementação de soluções para desafios complexos. Na ocasião, Gasman fará a conferência de abertura com o tema global da ONU Mulheres “O tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres – estratégias digitais” e Kahane lançará o livro “Trabalhando com o Inimigo” e conduzirá a conferência magna abordando maneiras eficazes de promover diálogos construtivos, uma verdadeira aula para quem deseja ou já discute o tema de forma ampla e edificante.

O evento contará ainda com convidadas especiais que abordarão o tema do Fórum em intervenções e nos painéis. Entre as convidadas estarão a diretora criativa do Google, Maria Fernanda Ceravolo; a curadora do blog #AgoraÉQueSãoElas e diretora geral da Greg News da HBO Brasil, Alessandra Orofino; a youtuber Nátaly Neri, a promotora do Ministério Público de São Paulo, Gabriela Mansur; a modelo, atriz e embaixadora do Instituto Avon, Luiza Brunet; a jornalista, Adriana Couto, além de diversas outras convidadas.

O Fale Sem Medo é aberto ao público e gratuito, para participar basta se inscrever no site do Instituto Avon. As vagas são limitadas.

Fórum Fale Sem Medo
Quando: 08/03, das 14h às 19h
Onde: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo/ SP). O local é ao lado da estação Vergueiro do metrô.
Inscrição e programação: http://institutoavon.org.br/forumfalesemmedo


Sobre o Instituto Avon
– Criado há 14 anos, o Instituto Avon é a organização ligada a AVON, empresa privada que mais investe financeiramente em ações voltadas às mulheres no Brasil. Até 2016, foram investidos pela Avon R$ 137 milhões em 257 projetos e ações focados na superação de dois dos principais desafios à plena realização das mulheres: a detecção precoce do câncer de mama e o enfrentamento à violência contra as mulheres.

O grande diferencial da organização é a capacidade de mobilizar diferentes stakeholders para a concretização de seus projetos: empresas públicas e privadas, ONGs, movimento social, organismos internacionais e órgãos públicos em todas as esferas; e a força de vendas da empresa de cosméticos Avon, com 1,5 milhão de Revendedores que disseminam conhecimento sobre as causas e atuam como rastreadores de necessidades específicas de atendimento e recursos em suas respectivas comunidades. Essa capilaridade e abrangência permitem ao Instituto estar presente em 100% dos municípios brasileiros e beneficiar mais de 5 milhões de pessoas. Visite o site: www.institutoavon.org.br

Sobre a ONU Mulheres – A ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Alcançar a igualdade de gênero, empoderar todas as mulheres e meninas e realizar os seus direitos humanos é a missão incorporada pela ONU Mulheres em relação à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e aos 17 objetivos globais. Como contribuição à Agenda 2030 , a ONU Mulheres está promovendo a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, a fim de acelerar e concretizar os compromissos de governos, empresas, sociedade civil e outros setores com a eliminação das desigualdades de gênero. Saiba mais: onumulheres.org.br