• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

No Dia Internacional da Mulher, ONU Mulheres defende igualdade de gênero em debate na Escola Nacional de Administração Pública



08.03.2018


ENAP promove, em Brasília/DF, Café com Debate sobre como os estereótipos de gênero aprofundam as desigualdades

 

No Dia Internacional da Mulher, ONU Mulheres defende igualdade de gênero em debate na Escola Nacional de Administração Pública/onu mulheres noticias elesporelas heforshe direitosdasmulheres

Exposição #EuDefino reúne fotos de funcionárias reivindicando a quebra dos estereótipos de gênero para que homens e mulheres tenham oportunidades iguais na sociedade
Foto: ONU Mulheres/Camila Almeida

 

Os direitos das mulheres são o tema do Café com Debate, promovido pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), neste Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, em Brasília. Serão abordados os estereótipos de gênero como produtores de desigualdades.

A ONU Mulheres participará do debate com Camila Almeida, gerente de Projetos da entidade, que falará sobre a eliminação dos estereótipos para a garantia dos direitos humanos das mulheres e a promoção da igualdade de gênero como tema transversal nas agendas globais da ONU para o desenvolvimento sustentável e a eliminação do racismo. Camila destacará a importância de estruturas de governança que promovam políticas públicas e orçamentos sensíveis a gênero e maior participação e liderança de mulheres nos espaços de poder e decisão.

O evento é parte das atividades da Enap em celebração ao Dia Internacional da Mulher, que conta com o lançamento da campanha #EuMeDefino, uma exposição de fotos de funcionárias reivindicando a quebra dos estereótipos de gênero para que homens e mulheres tenham oportunidades iguais na sociedade. Haverá também uma ação para adesão individual dos homens ao movimento ElesPorElas – HeForShe. A ENAP aderiu ao ElesPorElas, em setembro de 2017, tornando-se a primeira escola de governo do mundo a engajada no movimento.

 

No Dia Internacional da Mulher, ONU Mulheres defende igualdade de gênero em debate na Escola Nacional de Administração Pública/onu mulheres noticias elesporelas heforshe direitosdasmulheres

ElesPorElas (HeForShe) é um movimento global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e assumir papel ativo para uma nova sociedade, com igualdade de gênero. Homens e meninos, lideranças governamentais e políticas, organizações da sociedade civil, universidades e escolas podem aderir ao movimento para criar e promover eventos, campanhas, ações individuais e coletivas em apoio ao empoderamento das mulheres e meninas.

Também participam do debate Denise Mantovani, professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UNB), e Renata Melo Barbosa do Nascimento, doutoranda em História na UNB e integrante da Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal e do Entorno.

Formação profissional – O Café com Debate é promovido periodicamente pela Enap, para que as e os profissionais que atuam, predominantemente, na Administração Pública Federal possam discutir experiências e debater com os especialistas convidados temas de relevância nacional e internacional.