• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Nota de pesar da ONU Mulheres pelo falecimento de Mãe Beata de Yemonjá



27.05.2017


 

 

Nota de pesar da ONU Mulheres pelo falecimento de Mãe Beata de Yemonjá/

 

A ONU Mulheres Brasil manifesta pesar pelo falecimento de Mãe Beata de Yemonjá, Beatriz Moreira Costa, aos 86 anos, ocorrido neste sábado (27/5). Estende condolências a familiares, amigas e amigos, movimentos de mulheres negras e das comunidades de terreiro de todo o Brasil.

Por toda a sua vida, Mãe Beata se deparou com o racismo, o sexismo e a intolerância religiosa, respondendo com a sua capacidade de enfrentamento e de conexão com a ancestralidade, para fortalecimento da identidade e consciência negra em projetos coletivos e comunitários.

Mãe Beata de Yemonjá foi uma das sacerdotisas mais engajadas a liderar a organização política das comunidades de terreiro, entre elas a Renafro – Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras Saúde. Colaborou para a preservação do candomblé ao seguir o seu destino como ialorixá e fundadora de um dos terreiros mais tradicionais do Rio de Janeiro: Ilê Omi Oju Aro, em Nova Iguaçu.

Por sua peculiar e sólida trajetória, Mãe Beata de Yemonjá deixa um legado a ser valorizado por todas as brasileiras e brasileiros, especialmente a população negra, o qual ilumina os propósitos a serem seguidos pelo País no âmbito da Década Internacional de Afrodescendentes sob o lema “Pessoas afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

Nadine Gasman
Representante da ONU Mulheres Brasil