• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

25.11.2017

Nota pública em solidariedade à Taís Araújo, defensora dos Direitos das Mulheres Negras da ONU Mulheres Brasil, e contra o racismo na internet/planeta 50 50 noticias decada afro

Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, e Taís Araújo, defensora dos Direitos das Mulheres Negras da ONU Mulheres Brasil, em frente ao espaço Lélia Gonzalez, uma das pioneiras do movimento de mulheres negras
Foto: ONU Mulheres/Bruno Spada

A ONU Mulheres Brasil torna pública a sua solidaridade à atriz Taís Araújo, defensora dos Direitos das Mulheres da entidade, nomeada em julho deste ano. Taís é uma das apoiadoras públicas do mandato da entidade, com especial atuação na estratégia de comunicação e advocacy político Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030.

Como defensora dos Direitos das Mulheres Negras da ONU Mulheres Brasil, Taís Araújo tem exercido o seu voluntariado com presteza e responsabilidade política e cidadã, sendo colaborativa com a visibilidade das afro-brasileiras na consecução das demandas da Marcha das Mulheres Negras e nos diálogos com ativistas integradas ao Comitê Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030. Ademais, é uma das colaboradoras da campanha Vidas Negras pelo fim da violência contra a juventude negra, lançada pelas Nações Unidas, neste mês de novembro.

São abomináveis os ataques dirigidos à Taís Araújo durante a Semana da Consciência Negra, os quais rechaçamos em absoluto por serem a expressão do racismo e do sexismo. Alertamos, assim, que o discurso de ódio visa a desmobilização do debate central acerca do racismo e dos seus efeitos na vida da população negra, especialmente das mulheres negras.

Reiteramos o compromisso da ONU Mulheres Brasil com os direitos de todas as mulheres negras. Nestes 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, conclamamos a sociedade brasileira para a contínua denúncia e impedimento da transmissão de conteúdos sexistas e racistas através de todos os meios de comunicação, redes sociais e plataformas digitais, como determina o Plano de Ação de Durban.

Nadine Gasman
Representante da ONU Mulheres Brasil