O poder das comunidades – Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia em 2025
19.05.2025
Neste Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia (17 de maio de 2025), a ONU Mulheres se une ao Secretário-Geral da ONU, reconhecendo a violência e a discriminação persistentes que continuam a afetar as vidas cotidianas de milhões de pessoas LGBTIQ+.
Em todo o mundo, elas enfrentam ódio, violência, discriminação – resistindo a agressões, tortura e, mesmo, mortes, simplesmente por conta de quem são. Os serviços que garantem a sua segurança e dignidade estão sob ataque, em um momento em que o financiamento está sendo reduzido. Ninguém deveria viver com medo por ser quem é.
Enquanto celebramos os 30 anos da Plataforma de Ação de Pequim, a ONU Mulheres reafirma que a igualdade de gênero não pode ser alcançada sem a garantia dos direitos e liberdades de todas as pessoas, em toda a sua diversidade. Os valores da Carta das Nações Unidas – dignidade, igualdade e não-discriminação – são princípios universais, afirmados pelos Estados-membros como integrais aos marcos internacionais de direitos humanos.
O tema deste ano, “O poder das comunidades”, celebra a força que emerge da solidariedade. Ele honra a diversidade das comunidades LGBTIQ+ e os esforços coletivos de pessoas defensoras de direitos humanos, da sociedade civil, de pessoas aliadas e de todas aquelas trabalhando para promover dignidade, inclusão e oportunidades iguais ao redor do mundo.
Enquanto as comunidades reivindicam inclusão e igualdade, os marcos que protegem os seus direitos se encontram sob crescente pressão. A ONU Mulheres permanece firme no seu compromisso por um mundo em que os direitos, a segurança e a dignidade de todas as pessoas – independentemente de identidade ou expressão – são não só protegidos, mas plenamente concretizados.