• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

“O Valente não é Violento” integra a Caravana Siga Bem que percorrerá o Brasil em ações com caminhoneiras e caminhoneiros



08.05.2015


Com foco no enfrentamento à violência contra as mulheres, projeto para caminhoneiras e caminhoneiros recebe o reforço de campanha internacional da ONU pelo fim da violência contra mulheres e meninas. Desenvolvida na América Latina, “O Valente” mobiliza homens e meninos para reposicionar masculinidades a partir da não-violência de gênero

“O Valente não é Violento” integra a Caravana Siga Bem que percorrerá o Brasil em ações com caminhoneiras e caminhoneiros/

Acompanhe mais informações em: www.caravanasigabem.com.br

 

A iniciativa da ONU “O Valente não é Violento”, vinculada à campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas pelo fim da violência contra mulheres e meninas e desenvolvida em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), será levada para as estradas do Brasil. “Vamos valorizar ainda mais o espaço da Caravana Siga Bem Mulher para o enfrentamento à violência e de discussão das masculinidades. As caminhoneiras e os caminhoneiros têm feito um trabalho inovador em favor da divulgação da Lei Maria da Penha nas estradas do Brasil”, afirmou Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, no lançamento da Caravana Siga Bem 2015.

Em sua nona edição, a Caravana Siga Bem seguirá pelos quatro cantos do Brasil com o objetivo de propagar a cidadania e promover o conhecimento e o entretenimento entre os caminhoneiros. Neste ano, o tema social tem enfoque na valorização da mulher e no enfrentamento à violência contra as mulheres por meio da peça teatral “O Cassino do Cupido”. Envolvida com campanhas sociais, a caravana mobiliza caminhoneiras e caminhoneiros no Siga Bem Mulher para divulgação da Lei Maria da Penha e do Ligue 180, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), e no Siga Bem Criança, com a Secretaria de Direitos Humanos. A edição deste ano é patrocinada pela Petrobras, Mercedes-Benz e Bridgestone Bandag.

Segundo o idealizador do projeto, Alexandre Côrte, a Caravana Siga Bem transforma vidas. “Desde a primeira edição até os dias de hoje, alcançamos mais de 1,7 milhão de motoristas. Nossa missão é promover cidadania e conscientização entre os caminhoneiros do Brasil, bem como proporcionar ações de entretenimento e lazer. A realização da nona edição mostra que estamos no caminho certo”.

Roteiro – Para atingir seu objetivo, a Caravana pega a estrada com duas equipes, como ocorreu em 2014: eixo Norte e eixo Sul. A primeira ação do eixo Norte será em Uberaba (MG); enquanto a do Sul desfaz as malas em Antonina (PR). O projeto contará com 12 caminhões Mercedes-Benz, quatro vans Sprinter e dois carros de apoio, que percorrerão 32 mil quilômetros de estradas, visitando 110 cidades e 22 estados mais o Distrito Federal, no período entre abril de 2015 e fevereiro de 2016. Serão 10 meses nas rodovias brasileiras disseminando entretenimento e educação aos milhares de caminhoneiros e moradores das comunidades por onde a Caravana irá passar.

Sua casa fora de casa – Para que o slogan se torne real, a Petrobras investiu no aprimoramento de vários postos de serviços, o que permitiu ampliar o número de estabelecimentos credenciados pela Rede Siga Bem, passando de 81 para 100 postos a serem visitados pelo projeto na edição 2015.

Com isso, os usuários das estradas brasileiras terão à disposição melhores instalações e ofertas de produtos com mais qualidade. Para o diretor da rede de Postos e Serviços da Petrobras Distribuidora, Luís Alves de Lima Filho, o crescimento do número de postos da Rede Siga Bem tem tudo a ver com a constante melhoria dos serviços prestados aos usuários, assim como a promoção do projeto Caravana Siga Bem. “Os proprietários dos postos sentem uma grande satisfação em receber a Caravana e poder oferecer tudo o que ela representa para nossos amigos caminhoneiros”.

Atividades – A Caravana envolverá diretamente 70 profissionais durante dez meses, de abril de 2015 a fevereiro de 2016, e terá, nos postos e concessionários Mercedes-Benz, atividades de recreação para caminhoneiros e familiares, massagem, corte de cabelo, apresentação de peça teatral, shows de dança, coral, orquestra e palestras educativas da Polícia Rodoviária Federal. Haverá também o Espaço da Saúde, que contará com o apoio de profissionais especializados das Secretarias da Saúde dos municípios que serão visitados. Nele, os caminhoneiros poderão fazer testes de glicemia, verificar a pressão arterial, tomar vacina, fazer teste rápido de HIV e sífilis, além de outros serviços.

A ação envolve ainda, palestras de conscientização, como: Siga Bem Criança, com a participação de profissionais da Rede Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Siga Bem Mulher, com profissionais da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; palestras e workshops da Petrobras, da Mercedes-Benz e da Bridgestone, que abordarão assuntos sobre seus produtos e serviços. E, no encerramento de cada evento da Caravana Siga Bem, nos postos participantes, haverá, à noite, apresentações de teatro e música. As atividades serão realizadas das 11h às 21h.