• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU lança painel de alto nível sobre empoderamento das mulheres



21.01.2016


Secretário-geral afirmou que especialistas vão destacar as interações entre crescimento econômico e gêneros; meta é mobilizar vontade política e liderança para implementar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ONU lança painel de alto nível sobre empoderamento das mulheres/


Em Davos, Ban Ki-moon (à dir.) anuncia a criação do primeiro painel de alto nível da ONU sobre Empoderamento Econômico das Mulheres. Foto: ONU/ Rick Bajornas

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York

A ONU anunciou a criação de um painel de alto nível sobre o Empoderamento Econômico das Mulheres num evento durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que participou da reunião esta quinta-feira, disse que “os especialistas vão destacar as interações entre o crescimento econômico e gênero para mobilizar vontade e liderança política para implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.”

Agenda 2030 – Segundo Ban, o grupo vai trabalhar para diminuir as lacunas econômicas entre homens e mulheres que persistem no mundo. O painel fará recomendações para a implementação da Agenda 2030 no sentido de melhorar os resultados econômicos para mulheres e também para promover liderança em um crescimento ambiental sustentável e inclusivo.

Ban disse que os especialistas vão fazer recomendações para governos, setor privado e para o sistema da ONU e parceiros sobre as ações que devem ser adotadas para alcançar os ODS. O chefe da ONU declarou que “o empoderamento das mulheres é um imperativo global”.

Barreiras – Ele afirmou que apesar dos progressos conquistados até agora para promover a igualdade de gêneros, há ainda uma necessidade urgente de lidar com barreiras estruturais ao empoderamento das mulheres.

Pesquisas mostram que as mulheres investem suas rendas na família e na comunidade em que vivem, incluindo nas áreas de educação e saúde. As mulheres continuam ganhando menos do que os homens, têm menos bens e realizam os trabalhos e as atividades mais vulneráveis e mal pagos.

A primeira reunião do painel de alto nível vai acontecer em março de 2016 durante a 60ª Sessão sobre o Estatuto da Mulher, na sede da ONU em Nova York. Os especialistas vão entregar o primeiro relatório com suas recomendações em setembro.