• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres anuncia Danai Gurira como embaixadora da Boa Vontade



02.12.2018


Nomeação acontece no marco dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, na África do Sul, durante o Festival da Cidadania Global Mandela 100

ONU Mulheres anuncia Danai Gurira como embaixadora da Boa Vontade/onu mulheres noticias mulheres negras 16 dias de ativismo

Danai Gurira é a mais nova embaixadora global da ONU Mulheres

 

Dentre as ações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a ONU Mulheres anunciou a nomeação de Danai Gurira, premiada atriz e dramaturga de reconhecimento internacional, como embaixadora da Boa Vontade. O voluntariado dela estará dedicado ao apoio da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres, assim como a amplificação de vozes de mulheres com baixa expressão pública.

“A ONU Mulheres tem a satisfação de dar as boas-vindas a Danai Gurira em seu novo papel, o de embaixadora da Boa Vontade em apoio ao nosso trabalho em favor da igualdade de gênero. Como escritora, dramaturga, atriz e ativista em favor do empoderamento das mulheres e da igualdade de gênero, com sua aguda visão sobre as questões relacionadas aos direitos humanos, Gurira conta com qualidades excepcionais para se comunicar e inspirar outras pessoas. Danai reconhece os desafios da interseccionalidade e conectará com a diversidade de mulheres que vivem à margem da sociedade”, afirmou a secretária-geral adjunta e diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka. “O seu compromisso conosco fortalecerá a confiança de gerações de meninas em um futuro promissor. Como modelo influente, tanto no plano pessoal como profissional, e com tanta voz de quem ainda não é escutada, esperamos ver a sua capacidade para impulsionar ações sobre a igualdade de gênero em comunidades do mundo inteiro”, reiterou.

As seguidoras e os seguidores de Gurira a chamam de “General Okoye” devido ao seu recente personagem da superprodução Pantera Negra, da Marvel, e do filme Vingadores: Guerra Infinita. Ao longo da carreira, Danai Gurira representou personagens diversos, alguns problemáticos, complexos e multidimensionais. Gurira é também uma aclamada escritora que trabalha sem descanso, a fim de encarnar e destacar as vozes das mulheres que são silenciadas e para narrar atos de resistência e solidariedade com as realidades de mulheres de todo o mundo. Por meio da sua arte, Gurira tornou-se conhecida defensora das mulheres e seus diversos pontos de vista, especialmente as ausentes dos meios de comunicação de grande visibilidade. [Leia aqui a biografia completa de Gurira: www.unwomen.org/en/partnerships/goodwill-ambassadors/danai-gurira]

“Sinto-me honrada por me unir à família da ONU Mulheres”, assegurou Gurira. “Nos meus relatos, expresso minha paixão pelas mulheres e meninas do mesmo modo dos personagens que represento. Sempre tratei de superar os limites e contar as histórias de marginalizadas e daquelas que não são atendidas. A minha defesa das mulheres e meninas me deixa profundamente consciente da ONU Mulheres, porque vi o trabalho que essa organização faz nas localidades, assim como internacionalmente, e me encanta me associar com esta organização para amplificar muito mais histórias de todo o mundo e dar voz a quem trabalha incansavelmente para fazer realidade a igualdade de gênero”.

A mais nova embaixadora global da ONU Mulheres considera ainda: “Vivemos um momento de urgência, um tempo em que a nossa participação é fundamental para assegurar que todas as mulheres e meninas, independentemente de onde vivem, onde cresçam ou onde trabalhem, vivam num mundo em que o seu potencial possa realizar-se plenamente: um mundo de verdadeira igualdade”, concluiu Gurira.

Ao apresentar, no domingo (2/12), a nova embaixadora da Boa Vontade no Festival da Cidadania Global: Mandela 100, em Johannesburgo, a diretora executiva da ONU Mulheres destacou o poder da promoção e a urgente necessidade de que todas e todos participem os esforços para colocar fim a violência contra as mulheres e meninas e para garantir que a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres acalcancem as mais marginalizadas a nível mundial”.

Na África do Sul, a diretora executiva e Gurira também estiveram com mais de 200 mulheres jovens líderes da Academia Africana de Liderança. Analisaram seus problemas e experiências nos espaços acadêmicos e no mundo do trabalho, assim como a luta para acabar com a violência contra as mulheres, como parte da campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Neste ano, o tema da ONU é “Pinte o Mundo de Laranja: #MeEscuteTambém, que busca ampliar a conversa mundial e ressaltar as vozes e o ativismo das sobreviventes da violência e seus defensores e defensoras em todo mundo, muitas das quais não aparecem nos principais meios de comunicação nem nos debates das redes sociais.

As embaixadoras e os embaixadores da Boa Vontade da ONU Mulheres são personalidades do mundo das artes, das ciências, da literatura, do entretenimento, do esporte e de outras esferas da vida pública que desejam trabalhar em favor dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero e sensibilizar diferentes públicos em torno dos esforços da ONU Mulheres em todo o mundo. Assim como Gurira, destacam as vozes das mulheres e meninas em sua esfera de influência e por meio de atividades profissionais. Para mais informação acerca dos e das embaixadoras da Boa Vontade da ONU Mulheres, acesse: http://www.unwomen.org/es/partnerships/goodwill-ambassadors