• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres defende gênero no ensino no debate Diálogos Gigantes sobre educação e cultura de paz



26.02.2018


Instituto NET Claro Embratel promove discussão sobre “O papel da Educação para a Cidadania e a Cultura de Paz”, nesta segunda-feira (26/2), no Rio de Janeiro

ONU Mulheres defende gênero no ensino no debate Diálogos Gigantes sobre educação e cultura de paz/planeta 50 50 onu mulheres noticias igualdade de genero direitosdasmulheres

Empoderamento de meninas pelo esporte é uma das experiências compartilhadas pela ONU Mulheres
Foto: ONU Mulheres/Gustavo Stephan

Gênero na educação é o tema da apresentação da ONU Mulheres Brasil no Diálogos Gigantes, promovido pelo Instituto NET Claro Embratel, nesta segunda-feira (26/2), no Rio de Janeiro. Uma das iniciativas a ser destacadas pela ONU Mulheres é o programa Escola sem Machismo, currículo de gênero para estudantes do ensino médio voltado à conscientização de meninos e meninas sobre o direito das mulheres de viver uma sem violência.

O currículo é composto por seis planos de aula, oferecidos gratuitamente pela ONU Mulheres, com propostas pedagógicas nos temas Sexo, gênero e poder; Violências e suas interfaces; Estereótipos de gênero e esportes; Estereótipos de gênero, raça/etnia e mídia; Estereótipos de gênero, carreiras e profissões: diferenças e desigualdades e Vulnerabilidades e prevenção. O conteúdo foi elaborado no âmbito da iniciativa “O Valente não é Violento”, financiado pela União Europeia e revisado pela área de Projetos de Educação da UNESCO.

O empoderamento de meninas pelo esporte é outra experiência da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional (COI). O programa Uma Vitória Leva à Outra é voltado à formação de espaços seguros para que meninas de 10 a 18 anos possam praticar esportes e adquirir habilidades para a vida: autoestima e liderança, educação financeira, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, empoderamento pessoal e coletivo e eliminação da violência. O programa tem um currículo desenvolvido especialmente para meninas adolescentes.

As iniciativas serão compartilhada por Joana Chagas, gerente de programas da ONU Mulheres, que também abordará os objetivos globais de educação com qualidade (ODS 4) e de igualdade de gênero (ODS 5) como desafios que precisam ser incorporados por governos, instituições de ensino, empresas, entre outros setores.

Diálogos Gigantes – O Diálogos Gigantes está na sua primeira edição e traz como tema: O Papel da Educação para a Cidadania e a Cultura de Paz. Contará com a participação de Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Daniely Gomeiro, vice-presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel, e Ilona Sazó, diretora executiva Instituto, e Carolina Dantas Silva, aluna do programa profissionalizante e de educação técnica Escola Dupla.


Diálogos Gigantes: O Papel da Educação para a Cidadania e a Cultura de Paz

Data: 26 de fevereiro de 2018
Horário: 19h
Local: Theatro Net Rio (Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana) – Rio de Janeiro/RJ