• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres defende investimentos públicos e privados em igualdade de gênero para aumentar participação de meninas e mulheres em ciência e tecnologia



15.02.2018


Atualmente, mulheres detêm 18% dos títulos de graduação em Ciências da Computação e são apenas 25% da força de trabalho da indústria digital no mundo. Questões foram apontadas no evento “Por um Planeta 50-50 em 2030: Mulheres e meninas na Ciência e Tecnologia” para celebrar ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro

Confira aqui a íntegra do evento

 

ONU Mulheres defende investimentos públicos e privados em igualdade de gênero para aumentar participação de meninas e mulheres em ciência e tecnologia/principios de empoderamento das mulheres planeta 50 50 onu mulheres noticias igualdade de genero direitosdasmulheres


Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, fala da necessidade de investimentos em meninas nas áreas de ciência e tecnologia
Foto: ONU Mulheres/Amanda Talamonte

A ONU Mulheres, a Unesco e a Serasa Experian promoveram, em 5 de fevereiro, o encontro “Por um Planeta 50-50 em 2030: Mulheres e Meninas na Ciência & Tecnologia”. Na abertura do evento, a ONU Mulheres frisou o potencial pouco aproveitado de meninas e mulheres nas exatas e os efeitos futuros para o mundo do trabalho em mudança. “74% das meninas têm interesse em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Mas o fato é que apenas 30% das pesquisadoras do mundo são mulheres. Em termos de crescimento econômico, 144 países em desenvolvimento aumentarão o PIB em 8 trilhões, se 600 milhões de mulheres e meninas tiverem acesso às áreas de ciência, tecnologia e inovação”, disse Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres Brasil.

No ano passado, a ONU Mulheres fez o alerta global de que as mulheres estão fora dos principais postos de trabalho gerados pela revolução digital. Elas têm somente 18% dos títulos de graduação em Ciências da Computação e são, atualmente, apenas 25% da força de trabalho da indústria digital.

“O mercado de trabalho está mudando rapidamente e uma nova onda de inovações deve transformar vidas, em especial nas áreas de ciências, tecnologia e exatas. Empregos que não existem hoje serão comuns daqui a 20 anos. Isso significa que a força de trabalho futura terá que desenvolver e alinhar suas habilidades para corresponder a essas necessidades do mercado de trabalho. Isso também significa que temos uma oportunidade concreta para a mudança”, acrescentou Adriana.

Em sua apresentação Manzar Feres, vice-presidenta de Vendas e Marketing da Serasa Experian, elencou compromissos da empresa com a diversidade, que incluem dar o exemplo na representação da sociedade e não limitar os talentos com base em identidade racial, gênero ou acessibilidade.

Feres ilustrou alguns avanços percebidos na empresa, incluindo a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres e do Pacto Global. Com 50% de mulheres, no último ano, a Serasa Experian teve aumento de 14% na contratação de mulheres, 12,5% de promoções e 8% de aproveitamento das ofertas de promoções. Contudo, apontou que a presença de mulheres em tecnologia da informação (TI) alcança 23%. “A área de marketing, comunicação e recursos humanos puxam os dados para cima. Mas TI puxa para baixo. Essa é uma realidade da área de tecnologia. Ao olhar número internacionais, percebemos que essa situação vem piorando”, compartilhou Manzar Feres.

 

ONU Mulheres defende investimentos públicos e privados em igualdade de gênero para aumentar participação de meninas e mulheres em ciência e tecnologia/principios de empoderamento das mulheres planeta 50 50 onu mulheres noticias igualdade de genero direitosdasmulheres

Empresas conferem desafios para paridade de gênero na ciência e tecnologia
Foto: ONU Mulheres/Amanda Talamonte

 

O evento aconteceu em alusão ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro. Neste ano, o tema da data é: “Igualdade e Paridade na Ciência pela Paz e o Desenvolvimento” em referência à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

O tema foi desenvolvido por Fábio Eon Soares, coordenador dos setores de Ciências Naturais e Ciências Humanas e Sociais da Unesco. Em sua palestra, ele deu exemplos de mulheres que contribuíram e contribuem para a área de ciências, matemática, tecnologia, muitas das quais foram invisibilizadas na história. Fábio falou, ainda, da necessidade de promover o tema para aproveitar todo o potencial das mulheres: “O mundo precisa de engenheiras, o mundo precisa de mulheres na ciência, pois não dá pra jogar com o time pela metade”.

Palestras no formato “Talk” foram feitas por profissionais de Ciência, Tecnologia e Exatas das empresas Accenture, CA Tecnologia, Dow Brasil SA, IBM, Itaipu Binacional, Laboratória, Microsoft, SAP, Schneider e White Martins. Dentre as palestrantes, Elaine Matos, gerente de Produtos para a América Latina e Líder da African American Network (AAN) da Dow Brasil, salientou que ela mesma representa um case de diversidade na empresa em que trabalha, no mercado e na sociedade em face da baixa presença de mulheres negras em STEM (Ciência, Tecnologia e Exatas). Para Elaine Matos, é preciso criar mais oportunidades para o fortalecimento de mulheres negras nas áreas de Ciência e Tecnologia.

A igualdade racial também foi abordada nas palestras da gerente de Projetos do Laboratório de Pesquisas de Inovação da IBM, Flavia Roberta Silva, e da gerente de Produto e Líder da Rede de Mulheres da SAP, Sueli Nascimento. As duas são mulheres negras e contaram como superaram as barreiras sociais e raciais para consolidar suas carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.

Além de compartilhar histórias inspiradoras sobre o caminho que percorreram para se consolidar nessas áreas, as palestrantes apresentaram alguns projetos promovidos por suas empresas com o objetivo de empoderar mulheres e meninas em ciência e tecnologia. Dentre esses projetos, estão o Digital NeWomen – um programa para formar Mulheres Líderes em Tecnologias Digitais, da Accenture; e o Women at Microsoft, que estimula a participação de mulheres e meninas em STEM (Ciência, Tecnologia e Exatas).

A Maurício de Sousa Produções, parceira da ONU Mulheres no projeto “Donas da Rua”, fez uma exibição de painéis, na área externa do evento, com personagens que homenageiam mulheres cientistas. A proposta da empresa é usar da representatividade para inspirar meninas a seguirem carreiras nessas áreas.

 

ONU Mulheres defende investimentos públicos e privados em igualdade de gênero para aumentar participação de meninas e mulheres em ciência e tecnologia/principios de empoderamento das mulheres planeta 50 50 onu mulheres noticias igualdade de genero direitosdasmulheres

O evento foi gravado na íntegra e todas as palestras e talks podem ser conferidas pelo seguinte link: https://viz-wcs.voxeldigital.com.br/?CodTransmissao=652026