• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres destaca o legado de Therezinha Zerbini



18.03.2015


Fundadora do Movimento Feminino pela Anistia, ativista é reconhecida por sua atuação política pela redemocratização e pelos direitos das mulheres

ONU Mulheres destaca o legado de Therezinha Zerbini/

Therezinha Zerbini é ícone do processo de redemocratização do Brasil
Foto: Divulgação

“Uma brasileira corajosa e determinada a reconstruir a democracia e a se colocar a serviço dos direitos das mulheres”, considera a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, sobre a trajetória de Therezinha Zerbini. Ela faleceu no sábado (14/3), aos 87 anos, na cidade de São Paulo.

Assistente social e advogada, Therezinha foi presa pela ditadura militar e liderou o Movimento Feminino pela Anistia, em 1975. A iniciativa se opunha a torturas e prisões e era a favor da anistia a presas e presos políticos.

“Ela foi uma mulher aguerrida que ousou transformar um contexto político adverso por acreditar numa sociedade democrática e livre. Atuou com obstinação, influindo politicamente na sociedade pela mobilização de mais milhares de pessoas. São legados preciosos para a história do Brasil e para os movimentos feminista e de mulheres”, frisa Nadine.

“A familiares, amigas e amigos, a ONU Mulheres se solidariza com o momento de pesar”, completa a representante.