• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres e Bancada Feminina da Câmara Federal discutem cooperação



22.02.2019


Entidade apresentou áreas prioritárias de atuação no país para aumento da liderança e participação política das mulheres, governança para igualdade de gênero, empoderamento econômico, prevenção e eliminação da violência, paz e segurança e emergências humanitárias

Com informações da Agência Câmara

 

ONU Mulheres e Bancada Feminina da Câmara Federal discutem cooperação/participacao politica ods noticias nadine gasman direitosdasmulheres cidade 50 50 brasil 50 50

Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, apresenta programa da entidade no mundo e no Brasil
Foto: Câmara dos Deputados/Luis Macedo

Deputadas federais recém-empossadas na nova legislatura (2018-2022) participaram da reunião “O Trabalho de ONU Mulheres – diálogo e cooperação com parlamentares brasileiras”, nesta terça-feira (19/2), na Câmara Federal, em Brasília. O encontro foi organizado pela ONU Mulheres e a Câmara dos Deputados, reunindo cerca de 30 parlamentares.

Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, apresentou o programa global da ONU Mulheres e as áreas prioritárias de atuação no país para aumento da liderança e participação política das mulheres, governança para igualdade de gênero, empoderamento econômico, prevenção e eliminação da violência, paz e segurança e emergências humanitárias.

“Agora que vocês estão aqui e e estão iniciando a legislatura podem deixar um legado comum. A gente acredita na força de cada uma de vocês e das mulheres políticas. A gente acredita no que cada uma de vocês pode fazer, mas a gente sabe que vocês juntas podem fazer muito mais”, afirmou Nadine Gasman.

A representante da ONU Mulheres salientou o caráter estratégico do diálogo com o Congresso brasileiro com foco na paridade de gênero e no alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para que as mulheres e meninas brasileiras possam se beneficiar de um Planeta 50-50 com igualdade de gênero.

“A gente tem que trabalhar nas parcerias. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é uma agenda dos países membros da ONU como foco no desenvolvimento sustentável no social, no econômico e no ambiental. E a ONU Mulheres, como a entidade das Nações Unidas que trabalha pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, traz para o parlamento o que a organização faz e uma proposta de manter e acrescentar a parceria que temos tido com as parlamentares e os parlamentares nas legislaturas anteriores”, completou Gasman.

ONU Mulheres e Bancada Feminina da Câmara Federal discutem cooperação/participacao politica ods noticias nadine gasman direitosdasmulheres cidade 50 50 brasil 50 50

Primeira secretária da Câmara dos Deputados, deputada Soraya Santos, destaca importância da cooperação técnica com a ONU Mulheres
Foto: Câmara dos Deputados/Luis Macedo

 

Paridade de gênero – A primeira secretária da Câmara dos Deputados, deputada Soraya Santos (PR-RJ), destacou a importância da parceria com a ONU Mulheres e as parlamentares.
“São metas que a gente quer que o Brasil atinja de paridade, seja nos cargos de comando, seja no aumento de mulheres na política, em todas as áreas, desde a educação. Então, a ONU oferece também um leque de ações em parceria, que, a partir do conhecimento desse programa, elas podem levar para o seu estado e o seu município”.

Do Panamá, onde participa de encontro da ONU Mulheres sobre mulheres na política, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), enviou testemunho da parceria com a ONU Mulheres. “É importante a contribuição que a ONU Mulheres vem dando a nós, parlamentares, construindo estratégias de combate à violência contra a mulher, da participação da mulher na política e a política de prevenção contra a violência que, no Brasil, está assustadora”. A parlamentar ressaltou o compromisso com a continuidade da cooperação: “Estou disponível para cooperar na medida em que nós, mulheres negras, temos apoio da ONU Mulheres para que a nossa inclusão se faça do ponto de vista econômico, político. É importante que a gente continue a trabalhar com a ONU Mulheres”, adicionou.