• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres e Confederação Nacional dos Municípios discutem troca de experiências e parceria



30.04.2015


 

Em pauta, projetos para enfrentamento à violência contra as mulheres e promoção da igualdade de gênero

ONU Mulheres e Confederação Nacional dos Municípios discutem troca de experiências e parceria/

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu a visita da representante da ONU Mulheres, Nadine Gasman, na última sexta-feira (24), em Brasília, para tratar de trocas de experiências e parcerias. Ao longo do encontro, o diretor executivo da entidade, Gustavo Cezário, apresentou algumas das iniciativas promovidas pela Confederação, inclusive voltadas ao público feminino.

Dentre elas, Cezário destacou o projeto Mulheres Seguras. Desenvolvido em parceria com a União Europeia, ele busca estimular a articulação de prefeitas para prevenção e combate à violência contra as mulheres. Segundo o diretor, dos 5.578 Municípios brasileiros apenas 10% são geridos por mulheres. “Essa é uma realidade que nós [CNM] estamos trabalhando para mudar”, afirmou.

Ele destacou ainda que durante o processo eleitoral da CNM a chapa vencedora fez questão de incluir uma mulher para integrar a diretoria da entidade. O nome dela é Maria Quitéria e ela é prefeita de Cardeal da Silva (BA). Ela também preside a União dos Prefeitos da Bahia (UPB) e irá fazer parte do Conselho de Representantes Regionais da CNM.

Igualdade entre os gêneros é um dos princípios compartilhados pela ONU Mulheres. A entidade foi uma das convidadas pela Confederação para participar do seminário internacional Mulheres Seguras no último dia 25 de fevereiro. A afinidade entre as iniciativas fez com que a Organização buscasse a CNM para trocar experiências e desenvolver possivelmente uma parceria.

Movimento internacional – Durante a reunião, Gasman também apresentou algumas iniciativas promovidas pela ONU voltadas à igualdade de gênero. Ela destacou o movimento global He for She (Eles por Elas, em tradução livre), que pretende engajar os homens à causa.

A representante da ONU explicou ainda que as ações da Organização são pautadas em três eixos: política, autonomia econômica e violência contra as mulheres. Gasman demonstrou interesse em unir esforços junto à CNM e selar uma parceria.