• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres e parceiros criam Comitê Brasil ElesPorElas em apoio a movimento internacional pela igualdade de gênero



25.06.2015


ONU Mulheres está liderando frente multisetorial composta por empresas, universidades, governos, sociedade civil, homens públicos e mídia, para sensibilização da sociedade brasileira, engajamento à plataforma global www.heforshe.org/pt e ações inovadoras para a igualdade de gênero

 

ONU Mulheres e parceiros criam Comitê Brasil ElesPorElas em apoio a movimento internacional pela igualdade de gênero/

Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas é criado durante adesão da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu

 

Conquistar o apoio de um bilhão de homens e meninos de todo o mundo em defesa dos direitos de mulheres e meninas e promover transformações em empresas, governos e universidades com a perspectiva de gênero. Com este objetivo, o Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero busca apoio de governos, empresas, universidades, sociedade civil, homens públicos e mídia.

No Brasil, essa rede é articulada por meio do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe). Pelos governos, participam a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Seis empresas compõem o eixo corporativo – duas públicas e quatro privadas: Avon, Correios, Itaipu Binacional, KPMG, Renault e Unilever.

Pela academia, estão a Universidade de São Paulo (USP), uma das dez universidades globais do Impacto 10x10x10 HeForShe, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A sociedade civil está representada por duas organizações feministas e três voltadas aos homens: Articulação de ONGS de Mulheres Negras Brasileiras, Articulação de Mulheres Brasileiras, Instituto Papai, Promundo e Papo de Homem.

Entre os homens públicos, está o deputado estadual Edegar Pretto, coordenador da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. Pela mídia, são três representações: GNT-Globosat, Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Propeg Comunicação SA.

“Como um movimento de solidariedade, ElesPorElas se constitui pela espontaneidade de apoio e interesse em somar ao debate, à mobilização e ao trabalho pela igualdade de gênero. Nossas parceiras e parceiros têm identidade com essa causa e poderemos avançar, no Brasil, no enfrentamento às desigualdades de gênero e raça que vulnerabilizam as mulheres e meninas, sobretudo da perspectiva racial”, explica Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

 

ONU Mulheres e parceiros criam Comitê Brasil ElesPorElas em apoio a movimento internacional pela igualdade de gênero/

Grupo é composto por governos, empresas, universidades, sociedade civil, homens públicos e mídia

O grupo atuará na sensibilização da sociedade brasileira, engajamento à plataforma global www.heforshe.org/pt e ações inovadoras para a igualdade de gênero. “Estamos diante de uma janela histórica para que o empoderamento de mulheres e meninas realmente possa acontecer, nos próximos 15 anos, e isso depende de consciência pública, prática cotidiana, investimentos e muito trabalho para eliminar as barreiras que separam mulheres de homens e meninas de meninos”, completa Gasman.

Comitê Brasil – Criado em 25 de junho de 2015, em Foz do Iguaçu, o Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe) colaborará para a realização de ações em favor do movimento, atuando como grupo ad hoc, por meio da troca de experiências e atividades de impacto, para ampla mobilização de homens e meninos para o movimento.

Tem caráter consultivo, para avaliar estratégias nacionais de mobilização do público masculino e compromissos institucionais e corporativos a serem incentivados e incorporados em empresas, governos e universidades. O Comitê Nacional se alinha ao conjunto dos esforços do movimento ElesPorElas no que se refere às estratégias do movimento, com a finalidade de atuar para a viabilidade e a implementação das ações no Brasil. Sua vigência seguirá o período de realização do movimento ElesPorElas (HeForShe).

ElesPorElas – Criado pela ONU Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e a organizar juntos, homens e mulheres, uma nova sociedade.