• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres e Seppir discutem ações para mulheres negras



02.04.2015


ONU Mulheres reforça compromisso com iniciativas que promovam transformações na vida de mulheres negras e mobilização em torno da Década Internacional de Afrodescendentes, cujo lema é “Pessoas afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”

com informações da Seppir

 

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Nilma Lino Gomes, recebeu na terça-feira (31/03), integrantes da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres. Na pauta do encontro, parcerias entre os órgãos e ações voltadas para o público feminino, especificamente as negras.

Estiveram presentes o assessor especial da SEPPIR, Roberto Borges; a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman; e a gerente de Programas  Ana Carolina Querino.

 

ONU Mulheres e Seppir discutem ações para mulheres negras/

SEPPIR e ONU discutem ações voltadas para mulheres negras
Foto: Ascom Seppir

Na oportunidade, a ministra demonstrou interesse em incrementar ações que estão sendo desenvolvidas, a fim de reduzir a disparidade que incide mais sobre as mulheres negras. “Por isso a necessidade de somar esforços e pensar o que de novo nós podemos trazer, de perspectivas novas para dar orientação para construção de políticas. Nós precisamos diagnosticar e apresentar elementos para intervir nessa situação de desigualdade”, afirmou.

A titular da SEPPIR também destacou a “Marcha das Mulheres Negras 2015”, a ser realizada no mês de novembro, em Brasília. Iniciativa da sociedade civil, o evento tem o apoio da Secretaria.

Recorte racial e de gênero – “Estamos em busca de ações que mudem realmente a vida das mulheres negras”, disse Nadine Gasman. Na ocasião, ela ressaltou a necessidade de realizar recorte de gênero e raça na implementação das políticas, partindo da realidade presenciada. Entre os exemplos citados, “a gritante diferença salarial entre homens brancos e mulheres negras”.

Década de Afrodescendentes – A gerente de programas Ana Querino concluiu chamando a atenção para a Década Internacional dos Afrodescendentes, criada pela ONU no dia 23 de dezembro último. Com o tema “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, o decênio será comemorado de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024. “É necessário difundir a Década, que ainda circula em ambiente muito restrito, além de reforçar o protagonismo que a SEPPIR vem tendo em âmbito nacional e internacional”, enfatizou.