• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Onu Mulheres nas Olimpíadas Rio 2016:empoderamento de mulheres e meninas através do esporte



27.07.2016


“Uma Vitória leva à Outra”: um evento para celebrar o empoderamento de mulheres e meninas através do esporte

Onu Mulheres nas Olimpíadas Rio 2016:empoderamento de mulheres e meninas através do esporte/

Nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, a ONU Mulheres, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e Always (#LikeAGirl) vão comemorar o empoderamento de mulheres e meninas através do esporte e compartilhar experiências do programa “Uma Vitória Leva à Outra”, realizado no Brasil. O encontro acontecerá em 6 de agosto, às 11h30, no Rio de Janeiro (Teatro de Câmara, Cidade das Artes, Av. das Américas 5300, Barra da Tijuca).

“Uma Vitória Leva à Outra” constroi habilidades de liderança de meninas adolescentes através de programas esportivos de qualidade, para melhorar a capacidade delas próprias em tomar as suas decisões, sem influências externas, que afetam suas vidas em todos os níveis. O programa cria espaços seguros para as meninas, com o objetivo de quebrar as barreiras sociais e equipá-las com habilidades básicas sobre economia, o aumento do conhecimento sobre os seus corpos e da confiança para acessar serviços públicos em caso de violência.

Porta-vozes:
Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres
Nawal El Moutawakel, vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI)
Juliana Azevedo Schahin, vice-presidenta da Procter & Gamble
Alexandre Cerruti, secretário de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro (a confirmar)
Adriana Behar, presidenta da Comissão das Mulheres no Esporte do Comitê Olímpico do Brasil
Kaillana de Oliveira Donato, 14, basquetebol, participante do “Uma Vitória Leva à Outra”
Marcelly Vitória de Mendonça, 16, handebol, participante do “Uma Vitória Leva à Outra”
Adrielle Alexandre da Silva, 12, ballet e ginástica rítmica, participante do “Uma Vitória Leva à Outra” Moderador: Alan Abrahamson, jornalista.

Contexto:
Ao entrar na adolescência, as meninas enfrentam novos desafios, tais como menos autonomia sobre os seus corpos, menos incentivo e espaço para desenvolver habilidades esportivas. Elas são alvo de pressão para atender as tradições e têm a responsabilidade quase exclusiva evitar a gravidez precoce, ao passo que os meninos desfrutam de novo privilégios reservados para os homens, incluindo autonomia, mobilidade e poder.
Na puberdade, 49% das meninas abandonam os esportes (6 vezes a taxa de abandono dos meninos), limitando a realização de todo o seu potencial. Este período de vida é um momento crítico para intervenções, com a finalidade de reverter esse ciclo que pode ter impacto de longo prazo na vida das adolescentes e de suas comunidades.
O esporte é uma ferramenta poderosa para o empoderamento de meninas e de mulheres jovens. Das meninas que participaram das atividades do currículo de 9 meses, elaborado pela ONG Women Win, desenvolvido em mais de 30 países, 89% disseram que se vêem como líderes em comparação a 46% antes do programa. Ao final do programa, 93% delas sabiam onde denunciar a violência e 99% das meninas estavam confiantes de que iriam conseguir um emprego. Este currículo foi adaptado para o programa “Uma Vitória Leva à Outra” como legado olímpico no Brasil no âmbito dos Jogos Rio 2016.
Este ano, “Uma vitória Leva à Outra” pretende chegar a 2.500 meninas, com idades entre 10-18, e 300 mães jovens fora da escola, oferecendo um programa de transformação para algumas das meninas que vivem em situação de risco no Rio de Janeiro.

Com um rigoroso monitoramento e componente de avaliação, o atual projeto-piloto pretende testar e refinar conceitos para a preparação de um modelo sustentável em escala, para ser replicado em todo o Brasil e na América Latina.

Informação para a mídia:
Se você está planejando cobrir esse evento no Rio, por favor faça o seu registro online em: bit.ly/unwomenrio2016event. Jornalistas não precisam ser credenciados nos Jogos Olímpicos para cobrir esse evento. Área reservada disponível.

Você pode também cobrir a Diretora Executiva da ONU Mulheres e Thaiza Vitória, participante do “Uma Vitória Leva à Outra”, elas carregarão a tocha olímpica em nome de mulheres e meninas em todo o mundo no dia 5 de agosto. Detalhes sobre horário e local estarão disponíveis a partir de 2 de agosto com Sharon Grobeisen, e-mail: sharon.grobeisen@unwomen.org

Veículos interessados em entrevistas e informações adicionais, por favor contatar Sharon Grobeisen no e-mail: sharon.grobeisen@unwomen.org

Redes sociais: Faça parte da conversa no Twitter usando as hashtags #Rio2016 e #womeninsport e siga @UN_Women e@onumulheresbr no Twitter.

Acesse o conteúdo “In Focus on Women and Sport at UN Women” (Em Foco sobre Mulheres e Esporte na ONU Mulheres) no site: www.unwomen.org