• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres reforça a necessidade de igualdade de oportunidades para meninas em todo o mundo



11.10.2022


Dia Internacional da Menina, lembrado neste 11 de outubro, reforça importância de investimentos na liderança e no potencial das meninas em todas as fases de desenvolvimento

ONU Mulheres reforça a necessidade de igualdade de oportunidades para meninas em todo o mundo/sima bahous meninas geracao igualdade empoderamento economico

Em todo o mundo, as meninas seguem enfrentando desafios para acessar educação, saúde física e mental, e proteção para viver uma vida livre de violência. Em especial nas atividades ligadas ao cuidado, como lavar, cozinhar e cuidar da casa, ainda são as mulheres as que mais se sobrecarregam – muitas vezes, em um processo de desigualdade que inicia ainda na infância. Na tentativa de chamar a atenção para as demandas e necessidades de meninas em diferentes países, há 10 anos a ONU instituiu o Dia Internacional da Menina. Neste ano, tema da data é “Nossa hora é agora – nossos direitos, nosso futuro” e convoca pessoas de todo o mundo para garantir que meninas tenham acesso a oportunidades de serem ouvidas e de participarem de processos de liderança sobre seus direitos.

Dados levantados pelo Unicef apontam que meninas de 5 a 14 anos passam 160 milhões de horas por dia a mais em atividades domésticas não remuneradas em comparação a meninos na mesma faixa etária – comprometendo o acesso à educação, desenvolvimento de seus potenciais, além de oportunidades de lazer e atividades de socialização. Um dos caminhos possíveis é garantir que meninas tenham acesso a oportunidade de desenvolvimento, assim como meninos.

Atualmente atuando como secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/Ba), Valdirene Boaventura Santos começou a trabalhar como doméstica quando ainda tinha 8 anos de idade. Até os 11, ela vivia na casa de uma família realizando todas as atividades de cuidado do lar – uma clara situação de trabalho infantil, crime que alcança cera de 1,7 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Hoje, ela lembra as marcas deixadas e trabalha para que as meninas não passem pelo mesmo trauma. “Eu não tive infância. Eu não sei o que é brincar com uma boneca. Eu vim comprar um patinete quando eu já estava adulta, que eu inventei de comprar um patinete, pra aprender a andar de patinete”, conta.

Participação e liderança – Em 2022, o Dia Internacional da Menina defende o envolvimento da sociedade, governos e formuladores de políticas a dar uma maior atenção sobre os direitos de desenvolvimento das meninas e as mudanças necessárias para que elas possam exercer suas infâncias em igualdade com os meninos. A diretora executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous faz um alerta sinalizando que “o investimento na implementação dos direitos das meninas continua insuficiente, pois contribui apenas para abordagens isoladas e de curto prazo que acabam por desfavorecer as meninas adolescentes”.

“Imagino um mundo em que se reconheça a autonomia e liderança de meninas e adolescentes, em que possam usufruir plenamente de seus direitos, sem violência ou discriminação, como líderes e parte de suas sociedades e comunidades em pé de igualdade”, reforça Sima Bahous.

Leia aqui a declaração completa da diretora executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous, para o Dia Internacional da Menina