• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Organização Pan-Americana da Saúde cria base de dados para reunir conhecimento mundial sobre o zika



15.04.2016


Base de dados categoriza e detalha todos os estudos científicos e pesquisas que estão sendo realizados sobre o vírus zika globalmente

Organização Pan Americana da Saúde cria base de dados para reunir conhecimento mundial sobre o zika/

Nos laboratórios da Fiocruz, a equipe de Entomologia mantém a criação de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia
Foto: Fiocruz

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) apresentou uma base de dados onde estão categorizados e detalhados todos os estudos científicos e pesquisas que estão sendo realizados sobre o vírus zika globalmente.

A OPAS identificou e recolheu informação básica de todas as pesquisas vinculadas ao zika, tanto as já publicadas como as em vias de serem divulgadas. A base de dados inclui título, autores e link direto para o artigo.

Cada estudo foi categorizado pelas seguintes áreas: vírus, vetores e reservatórios; epidemiologia; patogênese da doença e consequências, manejo clínico; intervenções de saúde pública; sistemas de saúde e resposta aos serviços; pesquisa e desenvolvimento de produtos; e causalidade. A busca também pode ser feita pelo tipo de publicação: artigos publicados, protocolo e publicação de resultados preliminares.

Esse mecanismo de busca foi criado depois que um grupo de especialistas de diversas partes do mundo reuniu-se em março na OPAS para discutir uma agenda regional na qual fossem priorizadas as pesquisas sobre o zika.

Nesse encontro, os pesquisadores concluíram que os esforços devem se multiplicar para explorar os fatores desconhecidos sobre a microcefalia e outras alterações neurológicas que podem estar vinculadas à infecção pelo vírus.

Os especialistas mapearam as brechas no conhecimento científico sobre o vírus, sobre como este afeta as pessoas, assim como sobre o mosquito transmissor Aedes aegypti e suas implicações para a saúde pública nas Américas.

Até o momento, são 34 países e territórios das Américas afetados pelo zika. Mais recentemente, determinou-se que o vírus também pode ser transmitido sexualmente. O zika foi associado a malformações congênitas, como a microcefalia, e complicações neurológicas como a Síndrome de Guillain Barré.

Esse buscador de estudos e pesquisas é uma ferramenta adicional para coordenar e continuar somando conhecimento sobre o vírus. Clique aqui para acessá-lo.