• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Pauta Feminina homenageia mês das mulheres negras



12.07.2017


 Audiência pública mensal produzida pela Procuradoria Especial da Mulher, e outros parceiros, será realizada em alusão ao dia 25 de julho, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

 

Pauta Feminina homenageia mês das mulheres negras/noticias direitosdasmulheres

Nesta 5ª feira, 13 de julho, as trajetórias das mulheres negras em busca de inclusão em vários espaços da sociedade serão abordadas na 44ª edição da Pauta Feminina. Desta vez, a audiência pública mensal produzida pela Procuradoria Especial da Mulher, e outros parceiros, será realizada em alusão ao dia 25 de julho, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

A audiência será presidida pela deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), com início às 10h da manhã, no Plenário 9 da Alexandre Costa.

As convidadas são: Eunice Borges, Associada do Programa Liderança e Participação Política da ONU Mulheres no Brasil; Ester Monteiro, Diretora de Jornalismo da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) do Senado; Flora Egécia, Diretora de Cinema; Agna Alves, Ativista do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Distrito Federal e Jarid Arraes, Escritora, cordelista.  Jarid fará a abertura do evento declamando cordéis de sua autoria que compõem o livro recém lançado “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis”.

Exposição – Também em referência à campanha difundida nas redes sociais por meio da hashtag #JulhoDasPretas que marca o mês, o Comitê de Gênero e Raça, em parceria com o Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado, lança a exposição fotográfica virtual na Intranet intitulada “Mulheres Negras no Senado Federal”.

O objetivo é valorizar e dar visibilidade as trabalhadoras negras que contribuem de forma importante para o desempenho da missão institucional do Senado Federal, seja como jovem aprendiz, estagiária, terceirizada, comissionada, efetiva ou parlamentar.

Foram fotografadas 36 mulheres que trabalham no Senado, em múltiplas funções e se inscreveram pela Intranet. O projeto contou com o trabalho voluntário de servidores e colaboradores fotógrafos/as de vários setores da Casa que buscaram explorar locais simbólicos do Senado para fazer os registros das mulheres.

Cada uma das modelos receberá, durante a Pauta Feminina, um CD com as respectivas fotografias e um kit com publicações da Procuradoria da Mulher do Senado. A pauta será transmitida ao vivo pelo E-Cidadania: http://bit.ly/2tNrlfj