• Português

12.07.2017 - Pauta Feminina homenageia mês das mulheres negras


 Audiência pública mensal produzida pela Procuradoria Especial da Mulher, e outros parceiros, será realizada em alusão ao dia 25 de julho, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

 

Pauta Feminina homenageia mês das mulheres negras/

Nesta 5ª feira, 13 de julho, as trajetórias das mulheres negras em busca de inclusão em vários espaços da sociedade serão abordadas na 44ª edição da Pauta Feminina. Desta vez, a audiência pública mensal produzida pela Procuradoria Especial da Mulher, e outros parceiros, será realizada em alusão ao dia 25 de julho, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

A audiência será presidida pela deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), com início às 10h da manhã, no Plenário 9 da Alexandre Costa.

As convidadas são: Eunice Borges, Associada do Programa Liderança e Participação Política da ONU Mulheres no Brasil; Ester Monteiro, Diretora de Jornalismo da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) do Senado; Flora Egécia, Diretora de Cinema; Agna Alves, Ativista do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Distrito Federal e Jarid Arraes, Escritora, cordelista.  Jarid fará a abertura do evento declamando cordéis de sua autoria que compõem o livro recém lançado “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis”.

Exposição - Também em referência à campanha difundida nas redes sociais por meio da hashtag #JulhoDasPretas que marca o mês, o Comitê de Gênero e Raça, em parceria com o Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado, lança a exposição fotográfica virtual na Intranet intitulada “Mulheres Negras no Senado Federal”.

O objetivo é valorizar e dar visibilidade as trabalhadoras negras que contribuem de forma importante para o desempenho da missão institucional do Senado Federal, seja como jovem aprendiz, estagiária, terceirizada, comissionada, efetiva ou parlamentar.

Foram fotografadas 36 mulheres que trabalham no Senado, em múltiplas funções e se inscreveram pela Intranet. O projeto contou com o trabalho voluntário de servidores e colaboradores fotógrafos/as de vários setores da Casa que buscaram explorar locais simbólicos do Senado para fazer os registros das mulheres.

Cada uma das modelos receberá, durante a Pauta Feminina, um CD com as respectivas fotografias e um kit com publicações da Procuradoria da Mulher do Senado. A pauta será transmitida ao vivo pelo E-Cidadania: http://bit.ly/2tNrlfj