• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Pesquisa da OIT mostra aumento da participação de mulheres em cooperativas



13.03.2015


Estudo mundial foi conduzido pela Organização Internacional do Trabalho, OIT; resultados precedem debate sobre o tema que acontece nas Nações Unidas na 59ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres

Acompanhe aqui a cobertura da CSW59

Da Rádio ONU
Uma pesquisa pela internet mostra que 75% dos participantes acreditam que a presença de mulheres em cooperativas aumentou nos últimos 20 anos. O estudo foi conduzido pela Organização Internacional do Trabalho, OIT, e pela Aliança Internacional de Cooperativas. Os resultados precedem um painel sobre o tema que acontece na sede das Nações Unidas, em Nova York, na terça-feira (10), em evento da 59ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres, CSW, que segue até o dia 20 de março.

Pesquisa da OIT mostra aumento da participação de mulheres em cooperativas/

Dados foram expostos em evento paralelo da CSW59 que prossegue até o dia 20
Foto: OIT

Outros dados da pesquisa indicam que as cooperativas estão tendo cada vez mais impacto positivo sobre as mulheres. Segundo a chefe da unidade de cooperativas da OIT, Simel Esim, elas têm uma história de “contribuição à igualdade, assim como ao empoderamento econômico e social”.

Esim lembrou que 2015 marca os 20 anos da adoção da Declaração de Pequim sobre igualdade de gênero. A pesquisa teve cerca de 600 participantes, incluindo profissionais de cooperativas, organizações da sociedade civil, acadêmicos e funcionários de governos.

Metade das pessoas que responderam ao estudo era da Europa e 15% da América do Norte e da Ásia. Os demais participantes eram da África Subsaariana e do norte do continente, das Américas Central e do Sul e do Oriente Médio.

Barreiras – De acordo com os participantes, questões culturais são a maior barreira à igualdade de gênero no setor. Eles afirmaram que mais apoio da sociedade civil e reconhecimento pelo Estado também vão continuar impulsionando o empoderamento de mulheres através de cooperativas.

Aproximadamente dois terços das pessoas disseram que a oportunidade das mulheres participarem em governança e gestão é uma característica muito importante desse sistema.