• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Prefeitos demostram apoio ao movimento #ElesPorElas e fazem adesão à plataforma heforshe.org/pt



23.06.2015


Autoridades municipais representam primeiro setor organizado a fazer adesão ao movimento solidário da ONU Mulheres para a igualdade de gênero

Veja aqui quem já aderiu e assista aos depoimentos na playlist ElePorElas (HeForShe) – Governos, da ONU Mulheres Brasil no youtube

Saiba mais sobre a campanha “Eu também governo para as mulheres”, da ONU Mulheres e da CNM

Prefeitos demostram apoio ao movimento #ElesPorElas e fazem adesão à plataforma heforshe.org/pt/

Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, em apoio ao movimento #ElesPorElas (HeForShe)
Foto: Bruno Spada/ONU Mulheres

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) é uma das instituições convidadas pela ONU Mulheres a fazer parte do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe). A parceria foi firmada, na XVIII Marcha Nacional dos Municípios, em Brasília, no ato de lançamento do Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero.

Voltando-se para mais de 5.000 autoridades municipais, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, disse que “os prefeitos brasileiros, vereadores, secretários e vice-prefeitos e a comunidade que aqui se encontra seguramente irão se engajar nessa campanha ElesPorElas. Nós, da nossa entidade, estamos neste momento celebrando esse acordo. Passaremos, na medida do possível, trabalhar no Brasil inteiro no Comitê que está sendo criado”.

Em depoimentos para a campanha “Eu também governo para as mulheres”, desenvolvida pela ONU Mulheres e pela CNM”, os prefeitos destacaram a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, prefeito de Serra Talhada (PE), foi o primeiro a fazer adesão ao movimento ElesPorElas por meio da plataforma online www.heforshe.org/pt “Para nós, é um grande desafio, porque é terra de Lampião e uma cidade muito machista. Tivemos a felicidade de implementar políticas para as mulheres, políticas de ação afirmativa que vêm mudando a realidade de toda Serra Talhada e região”, aponta em vídeo.

Comprometido com a igualdade de gênero, o prefeito João Balbino, do Rosário Oeste (MT), trabalha pela paridade na administração municipal. “Na nossa administração, valorizamos as mulheres; 50% dos cargos de confiança são de mulheres”, afirma. O prefeito Carlos Ruas, de Pavão (MG), frisa que a igualdade de gênero também é um desafio para os municípios pequenos devido ao preconceito e anuncia: “eu, Carlão Ruas, apoio o movimento ElesPorElas”.

À frente do Executivo municipal de Francisco Santos (PI), o prefeito José Carvalho também fez a adesão ao movimento ElesPorElas e disse como governa para as mulheres. “Sou a favor do movimento ElesPorElas e 50% do secretariado é composto por mulheres. E elas também são maior do funcionalismo público”, ressaltou.

Municipalidade e gênero – Por meio de cooperação técnica sobre gênero, raça e direitos humanos voltada à municipalidade, a ONU Mulheres a CNM vão trabalhar sobre aportes técnicos referentes a políticas públicas com perspectiva de gênero, realização de estudos, pesquisas, campanhas sobre igualdade de gênero e direitos das mulheres e debates internacionais sobre gênero e políticas para mulheres no âmbito da CNM, da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) e da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).

Movimento solidário – Criado pela ONU Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e a organizar juntos, homens e mulheres, uma nova sociedade.