• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Prêmio da UNESCO e parceiros para mulheres na ciência abre inscrições; prazo é dia 6 de maio



15.03.2016


 

Sete jovens pesquisadoras brasileiras selecionadas receberão o reconhecimento das organizações parceiras e bolsa-auxílio de 50 mil reais cada. Iniciativa já beneficiou 68 cientistas brasileiras; saiba como se inscrever

 

Prêmio da UNESCO e parceiros para mulheres na ciência abre inscrições; prazo é dia 6 de maio/

A catarinense Elisa Orth, cientista do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi uma das vencedoras da edição de 2015 do prêmio
Foto: Arquivo pessoal, via UFPR


Cientistas mulheres de todo o Brasil já podem se inscrever para a 11ª edição do Prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência. O programa busca promover, valorizar e reconhecer a participação das mulheres no mercado científico e é realizado pela L’Oréal Brasil, em parceria com a UNESCO no Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC). As pesquisadoras podem submeter seus projetos para avaliação até o dia 6 de maio 2016 no site www.paramulheresnaciencia.com.br

Ao todo, sete pesquisas serão premiadas com bolsa-auxílio de 50 mil reais, cada uma. As vencedoras da 11ª edição serão anunciadas em agosto e a cerimônia de premiação será em outubro.

Realizado desde 2006, o Prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência contemplou diversas linhas de pesquisa, nas categorias de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde; Ciências Físicas; Ciências Matemáticas; e Ciências Químicas. No total, já beneficiou 68 cientistas brasileiras, com o reconhecimento da relevância dos seus trabalhos e a distribuição de aproximadamente R$ 3.5 milhões em bolsas-auxílio. Em 2015, mais de 400 pesquisas de todo o país foram inscritas.

Trabalhos premiados no Brasil podem ser reconhecidos internacionalmente – Desde 2014, um novo programa busca trazer ainda mais conexão entre as iniciativas regionais e prêmio internacional: o International Rising Talents (‘Talentos Internacionais em Ascensão’, em tradução livre). O objetivo é impulsionar o percurso de excelência de jovens e promissoras cientistas até se tornarem pesquisadoras internacionalmente reconhecidas.

Entre as vencedoras da edição de 2015 está a catarinense Elisa Orth, cientista do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O trabalho da pesquisadora foi escolhido para representar a América Latina no International Rising Talents.

Pela segunda vez, uma brasileira conquista a premiação que é concedida a 15 jovens cientistas por ano, três de cada região do mundo: África e Estados Árabes, Ásia e Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte. Este ano, a cerimônia está marcada para o dia 24 de março, em Paris, na França.

Elisa investiga soluções para problemas genéticos relacionados a doenças como câncer, fibrose, mal de Parkinson, mal de Alzheimer, entre outras, por meio da destruição de substâncias químicas nocivas à saúde presentes em agrotóxicos ainda utilizados no Brasil. A pesquisadora e sua equipe pretendem quebrar e substituir enzimas “doentes” por enzimas sintéticas “sadias”, tornando os alimentos mais saudáveis e seguros, sem comprometer sua qualidade.