• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Quase 60% de todas as novas infecções por HIV entre jovens ocorreu em meninas adolescentes e mulheres



23.09.2015


Segundo a OMS, o HIV/Aids é a principal causa de morte entre mulheres em idade reprodutiva em países em desenvolvimento. Assista aqui o boletim da Rádio ONU  Português, produzido para a campanha #ElesPorElas, da ONU Mulheres e do GNT

Quase 60% de todas as novas infecções por HIV entre jovens ocorreu em meninas adolescentes e mulheres/

Laura Gelbert, da Rádio ONU

Em todo o mundo, 16 milhões de mulheres vivem com HIV, o que representa metade dos adultos vivendo com o vírus. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o HIV/Aids é a principal causa de morte entre mulheres em idade reprodutiva em países em desenvolvimento.

Em 2013, quase 60% de todas as novas infecções por HIV entre jovens ocorreu entre meninas adolescentes e jovens mulheres. Isto significa quase mil jovens mulheres infectadas por HIV todos os dias.

Mas a proporção de mulheres vivendo com HIV, em comparação com os homens, varia muito de acordo com a região. Por exemplo, na África Subsaariana, as mulheres representam 58% dos adultos vivendo com HIV. Já na América Latina, este número é de 30%.

A violência a mulheres e meninas aumenta o seu risco de contrair o HIV. E mulheres vivendo com vírus muitas vezes sofrem violência por conta disso, incluindo violações de seus direitos sexuais e reprodutivos.

Normas legais afetam diretamente o risco de mulheres contraírem HIV e em muitos países onde as mulheres são mais vulneráveis, as leis para protegê-las são fracas.

No que diz respeito à reposta, segundo o Unaids,o Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids, em todo o mundo apenas 21% das meninas adolescentes com idades entre 15 e 19 tem um conhecimento abrangente sobre o HIV.

Os governos reconhecem cada vez mais a importância da igualdade em respostas nacionais ao HIV. No entanto, de acordo com o Unaids, apenas 57% de 104 países que forneceram dados têm uma estratégia para o HIV que incluía um orçamento específico para mulheres.