• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Santa Catarina promove, em 26 de agosto, lançamento do movimento #ElesPorElas



24.08.2015


Organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina (CEDIM-SC) e pela Coordenadoria Estadual da Mulher (CEM), ato ocorrerá na Assembleia Legislativa, integrado à reinstalação da Frente Parlamentar Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Santa Catarina promove, em 26 de agosto, lançamento do movimento #ElesPorElas/

Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera, coordenador da Frente Parlamentar Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, é um #ElesPorElas

 

“Reforçamos a importância do engajamento dos homens de Santa Catarina no enfrentamento à violência e a todas as formas de discriminação contra a mulher”, afirma a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina (CEDIM-SC), Sheila Sabag, integrante da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos e da Casa da Mulher Catarina. Em carta enviada à ONU Mulheres, Sheila cita os cinco municípios catarinenses constantes no mapa com mais incidência de crimes de feminicídio: Lages, Mafra, Criciúma, Balneário Camboriú e Chapecó.

Para a presidenta do CEDIM-SC, é preciso que “as instituições catarinenses demonstrem o seu compromisso em nome da igualdade de gênero” e na garantia de direitos de mulheres. O lançamento do Movimento #ElesPorElas de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero está sendo organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina (CEDIM-SC) e pela Coordenadoria Estadual da Mulher (CEM). O ato acontecerá, em 26 de agosto, às 19h30, na Assembleia Legislativa do Estado. Estarão presentes, Júnia Puglia, consultora sênior da ONU Mulheres Brasil, e a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas, Rose Scalabrin, entre outras autoridades.

Na ocasião, haverá a reinstalação da Frente Parlamentar Catarinense Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Instituída, no ano de 2013, por proposição do deputado estadual Pedro Baldissera (PT-SC), a Frente tem como objetivo “promover o debate acerca do tema, buscando a concretização de ações de enfrentamento da violência doméstica e familiar e fortalecimento das redes de atendimento às vítimas” em apoio à aplicação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

Padre Pedro Baldissera, deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, conclama o poder público e a sociedade para se somarem ao movimento #ElesPorElas. “Enfrentamos uma realidade de falta de estrutura de proteção à mulher vítima de violência, bem como de uma participação desigual nos espaços decisórios, inclusive na iniciativa privada, onde mesmo com função idêntica, o salário da mulher é inferior.  Temos, todos, um compromisso com esta luta. Por isso, nosso mandato e a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência estão na campanha#HeForShe #ElesPorElas”.

Movimento solidário – Criado pela ONU Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e a organizar juntos, homens e mulheres, uma nova sociedade.