• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Secretário-geral da ONU elogia decisão da Suprema Corte dos EUA sobre casamento homoafetivo



29.06.2015


 

Secretário geral da ONU elogia decisão da Suprema Corte dos EUA sobre casamento homoafetivo/

Arte: Facebook/ONU

 

“Esta decisão vai ajudar a fechar essa porta e marca um grande passo à frente para os direitos humanos nos Estados Unidos. O secretário-geral se une à comunidade LGBT e seus milhões de aliados para comemorar esta decisão histórica”, disse o porta-voz de Ban Ki-moon.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, saudou nesta sexta-feira (26) a decisão do Suprema Corte dos Estados Unidos de que a Constituição nacional garante o direito ao casamento homoafetivo.

“O secretário-geral parabeniza a decisão da Suprema Corte que abre o caminho para que gays e lésbicas norte-americanos tenham seus relacionamentos legalmente reconhecidos, não importando em qual parte do país vivam”, disse um porta-voz da ONU durante a coletiva de imprensa diária.

Em uma entrevista mais cedo, Ban Ki-moon chamou a decisão de “um grande passo à frente para os direitos humanos”, lembrando a sua forte crença na igualdade e na dignidade de lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans (LGBT).

“Negar a casais o reconhecimento legal de seus relacionamentos abre a porta para uma discriminação generalizada. Esta decisão vai ajudar a fechar essa porta e marca um grande passo à frente para os direitos humanos nos Estados Unidos. O secretário-geral se une à comunidade LGBT e seus milhões de aliados para comemorar esta decisão histórica”, acrescentou o porta-voz de Ban.

O secretário-geral esteve nesta sexta-feira em São Francisco para marcar o 70º aniversário da adoção da Carta das Nações Unidas. Ele também participou de um evento da campanha “Livres & Iguais”, iniciativa global da ONU que promove a igualdade de direitos para as pessoas LGBT.

Ban Ki-moon destacou que São Francisco é uma das cidades que mais incorporam valores da ONU como a diversidade, a igualdade e a inclusão. O secretário-geral lembrou que foi ali que ocorreram importantes transformações, há 40 anos, em prol da igualdade de direitos homoafetivos nos Estados Unidos. Ban afirmou que algumas das conquistas pioneiras de São Francisco, como uma legislação contra a discriminação, são defendidas pelas Nações Unidas por todo o mundo atualmente.