• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Seminário Internacional Equidade de Gênero no Setor Público começa, hoje (5/6), em Brasília



05.06.2017


Realizado pela Enap, ONU Mulheres e embaixadas da Noruega e da Suécia, encontro apresentará casos reais de políticas públicas brasileiras e de alguns dos países que lideram o ranking internacional sobre políticas com foco na igualdade de gênero

Programação completa aqui

 

Seminário Internacional Equidade de Gênero no Setor Público começa, hoje (5/6), em Brasília/

Equidade de gênero nas políticas públicas, dificuldades para a implementação de medidas para a sua promoção e desafios para o seu alcance numa perspectiva internacional por meio das experiências do Brasil, da Noruega e da Suécia são temas que começam a ser discutidos hoje (5/6), a partir das 14h30, em Brasília, no Seminário Internacional Equidade de Gênero no Setor Público.

O encontro será aberto pela gerente de Programas da ONU Mulheres Ana Carolina Querino; pela ministra de Direitos Humanos, Luislinda Valois; pelo presidente da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), Francisco Gaetani; pela embaixadora da Noruega, Aud Marit Wiig; e pelo embaixador da Suécia, Per-Anne Hjelmborn.

Em seguida, das 15h30 às 17h, acontecerá o painel “O empoderamento das mulheres nas instituições públicas e privadas”, com mediação de Ana Fontes, do Women 20/G20 e fundadora da Rede Mulher Empreendedora. Pelo setor público, serão expositoras: Delaíde Arantes (ministra do Tribunal Superior do Trabalho), Márcia Abrahão (reitora da Universidade de Brasília) e Zélia da Luz (diretora do Instituto René Rachou). Pelo setor privado, participarão: Tânia Cosentino (CEO da Schneider Eletric), Flamma Zarife (CEO do Twitter) e Lídia Freire Abdalla, (Presidente Executiva do Laboratório Sabin).

Ainda, no primeiro dia de programação, estão previstas a palestra “As mulheres líderes colaboram com outras mulheres?”, a ser proferida por Gisèle Szczyglak, fundadora e CEO da WLC Partners – Londres/Paris, das 17h às 18h, e lançamento da exposição País Suecos, promovida pela Embaixada da Suécia, das 18h às 19h30.

Na terça-feira (6/6), das 8h30 às 12h30, ocorrerá o painel “Políticas públicas de empoderamento das mulheres”, com mediação de Solange Simões, professora associada e coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero da Eastern Michigan University. Três temas serão abordados no painel: “A abordagem norueguesa par ao avanço de gênero no setor público”, a ser desenvolvido por Bjorn Lescher-Nuland, diretor do Depertamento de Igualdade da Diretoria Norueguesa para Crianças, Jovens e Assuntos Familiares; “Igualdade de gênero e licença parental – exemplos suecos”, a ser exposto por Johanna Dahlin, Swedisch Women’s Lobby; e “Gênero e sexualidade nas políticas públicas brasileiras: um balanço do Brasil democrático (1988-2016)”, a ser apresentado por Marlise Matos, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais (Nepem-UFMG).

O painel “Mulheres na Administração Pública”, programado para a tarde de terça-feira (6/6), das 14h30 às 17h30, fará a conexão entre o global, nacional e local, com mediação de Marise Ribeiro, chefa da Divisão de Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores. Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, apresentará o tema “Participação política das mulheres para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 – Igualdade de Gênero”. Em seguida, será a vez de Fernando Filgueiras, diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Enap, e Ana Amélia da Silva, pesquisadora da Enap, a desenvolverem o tema “Apresentação da Pesquisa: Equidade de Gênero na Administração Federal”. Após intervalo, o painel será retomado com a exposição de Ana Paula Gomes, diretora do Centro de Estudos de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro, e Marina Amorim, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado, Gênero e Diversidade da Fundação João Pinheiro.

O evento se encerrá com a palestra “Novos desafios para a equidade de gênero”, a ser proferida por Solange Simões, professora associada e coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero da Eastern Michigan University.

Gênero nas políticas públicas – Em março de 2017, a pesquisa Ibope/ONU Mulheres revliu que 75% da população brasileira considera de grande ou de extrema importância que gestoras, gestores, legisladoras e legisladores desenvolvam políticas de promoção da igualdade de gênero.

Em janeiro de 2017, o Fórum Econômico Mundial divulgou relatório sobre as lacunas de gênero, no qual o Brasil ocupa a 79ª posição na lista de países com maiores índices de igualdade entre homens e mulheres. Em escala de 0 a 1, a pontuação brasileira foi de 0,679, atrás da Namíbia, Laos e Zimbábue. A liderança é ocupada por Finlândia, Noruega, Suécia e Ruanda.

Com o objetivo de conhecer melhor a experiência de alguns desses países que lideram o ranking de igualdade entre homens e mulheres do Fórum Econômico Mundial, o Seminário Internacional Equidade de Gênero no Setor Público tem como propósito apresentar, em uma perspectiva comparada, casos reais de políticas públicas brasileiras e de alguns dos países que lideram o ranking.
Seminário Internacional Equidade de Gênero no Setor Público
Data: 5 de junho de 2017
Horário: 14h30 (abertura do seminário)
Local: Enap (SPO – Asa Sul) – Brasília/DF
Outras informações: programação completa aqui