• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Toni Morrison é homenageada pela Turma da Mônica



29.08.2019


 

Donas da Rua, projeto da MSP de empoderamento para meninas, conta a história da primeira mulher negra a receber o Nobel de Literatura

 

Toni Morrison é homenageada pela Turma da Mônica/vidas negras principios de empoderamento das mulheres noticias mulheres negras meninas donas da rua decada afro

“Se você encontrar um livro que realmente queira ler, mas ainda não foi escrito, você deve escrevê-lo”, disse uma vez Toni Morrison. No dia 5 de agosto, o mundo teve que se despedir de uma das maiores escritoras de todos os tempos. Em homenagem a ela, a Mauricio de Sousa Produções (MSP), decidiu contar a história da dona de muitas obras intensas e comoventes, e que expressou a vivência de mulheres negras norte-americanas ao longo de sua vida. A personagem Milena retrata a escritora.

Os romances de Toni Morrison sempre abordaram mulheres negras com personalidades fortes, histórias de vida marcantes, semelhantes à sua. Em 1993, Morrison foi consagrada como uma das melhores escritoras norte-americanas dos últimos tempos, recebendo o Prêmio Nobel da Literatura. Ao todo, publicou 11 romances durante sua jornada, entre eles Amada, que ganhou o Prêmio Pulitzer em 1988.

Toni Morrison nasceu em 1931, na casa de uma família de classe média baixa, em Ohio. A segunda de quatro filhos do casal Ramah e George Wofford. Foi registrada com o nome de Chloe Ardelia Wofford, adotando o nome Toni Morrison posteriormente.

Ao tornar-se escritora, foi na Random House, uma das principais editoras de língua inglesa do mundo, que conseguiu fortalecer a literatura negra nos Estados Unidos, com publicações de autores e autoras como Angela Davis e Henry Dumas.

Começou a dedicar-se à ficção na Universidade de Howard, na época em que fazia parte de um grupo de poetas, escritores e escritoras. Apresentou um conto sobre uma garota negra que sonhava ter olhos azuis, que serviu de base para o seu primeiro romance completo e um dos mais famosos, O Olho Mais Azul, publicado em 1970, considerado um dos grandes livros contra o racismo.

Críticos e críticas literárias identificam no trabalho de Toni características do “feminismo pós-moderno”, fazendo referência à maneira como ela reescreve histórias contadas pelos livros. Morrison chegou a afirmar que suas obras tratavam do acesso igualitário entre homens e mulheres, do poder em abrir portas.

O Donas da Rua foi criado em março de 2016 e tem o apoio da ONU Mulheres. Nesta parceria, a MSP tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres. Uma de suas áreas, o Donas da Rua da Ciência, tem como objetivo resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações. O projeto pode ser conferido no site: http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma Youtube já chegou a 10 bilhões, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já passou dos 300 títulos, com venda de mais de um bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

Sobre a ONU Mulheres

A ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Alcançar a igualdade de gênero, empoderar todas as mulheres e meninas e realizar os seus direitos humanos é a missão incorporada pela ONU Mulheres em relação à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e aos 17 objetivos globais. Como contribuição à Agenda 2030, a ONU Mulheres está promovendo a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, a fim de acelerar e concretizar os compromissos de governos, empresas, sociedade civil e outros setores, para a eliminação das desigualdades de gênero. Saiba mais: onumulheres.org.br

Máquina Cohn & Wolfe | Mauricio de Sousa Produções
Amanda Santos – amanda.santos@maquinacohnwolfe.com – (11) 3147-7253
Marcella Pinheiro – marcella.pinheiro@maquinacw.com – (11) 3147-7466

JAL Comunicação – Mauricio de Sousa
José Alberto Lovetro – jal.comunicacao@gmail.com – (11) 3851-5221 | (11) 99614-1623.

ONU Mulheres Brasil | Assessoria de Comunicação
Isabel Clavelin – isabel.clavelin@unwomen.org – (61) 3038-9140 | (61) 98175-6315