• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Trabalhadoras domésticas contam com aplicativo para acessar direitos pelo celular



16.12.2017


Plataforma busca facilitar cálculo de direitos trabalhistas, aproximar trabalhadoras dos sindicatos, identificar serviços públicos de proteção e incentivar formação de rede de apoio entre as profissionais

 

Trabalhadoras domésticas contam com aplicativo para acessar direitos pelo celular/noticias igualdade de genero direitosdasmulheres

Trabalhadoras domésticas fazem uso das novas tecnologias para organização política e acesso a direitos
Foto: ONU Mulheres/Isabel Clavelin

 

Direitos na palma da mão. Esta é a função do aplicativo Laudelina que oferece informações sobre direitos para mais de 6 milhões de trabalhadoras e trabalhadores domésticos: manual sobre direitos; calculadora de salário, benefícios e demissão; lista de instituições de proteção de diferentes cidades do Brasil; e rede de contatos de trabalhadoras de uma mesma região, possibilitando a troca de informações, o fortalecimento de uma rede de apoio e a organização de trabalhadoras.

O aplicativo é resultado de uma ação conjunta entre a Fenatrad – Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas e Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, com apoio do Prêmio Desafio de Impacto Social Google de 2016, e parceiros. A plataforma foi ativada na quinta-feira (14/12), na Casa da ONU, em Brasília. No próximo ano, caravana nos sindicatos promoverá oficinas sobre o uso do aplicativo.

O aplicativo homenageia Laudelina dos Campos Melo, precursora da organização das trabalhadoras domésticas no Brasil. Na década de 1930, ela liderou a criação de associação, na cidade de Campinas, em favor dos direitos das trabalhadoras domésticas.

 

Trabalhadoras domésticas contam com aplicativo para acessar direitos pelo celular/noticias igualdade de genero direitosdasmulheres

Olho no evento e celular na mão. Convidada grava o evento para compartilhar nas redes sociais
Foto: ONU Mulheres/Isabel Clavelin

 

#DomésticasComDireitos – Creuza Oliveira, secretária-geral da Fenatrad e integrante do Grupo Assessor da Sociedade Civil Brasil (GASC) da ONU Mulheres, ressaltou a importância do aplicativo, porque “as trabalhadoras estão dentro das casas, no âmbito privado, onde não têm acesso às informações. Muitas delas não sabem onde fica o sindicato ou não sabe como chegar ao sindicato. Com o aplicativo, elas acessarão”.

As novas tecnologias e as redes sociais fazem parte do modo de comunicação das trabalhadoras domésticas. Creuza salientou que a comunicação via WhatsApp tem incentivado que trabalhadoras domésticas procurem o sindicato. “Por meio do WhatsApp, a gente está conseguindo levar trabalhadoras domésticas para o sindicato. Lá em Salvador, há poucos dias, uma trabalhadora doméstica de 56 anos, que sempre trabalhou de doméstica. Nunca teve carteira assinada. Nunca contribuiu para a previdência. Agora, imagine uma mulher de 56 anos que descobriu o sindicato através do WhatsApp. Com isso, a gente vê a importância do aplicativo para que as trabalhadoras tenham acesso às informações”.

 

Trabalhadoras domésticas contam com aplicativo para acessar direitos pelo celular/noticias igualdade de genero direitosdasmulheres

Trabalhadoras domésticas usam o celular para manter a rede de contatos
Foto: ONU Mulheres/Isabel Clavelin

 

Trabalho decente – Ana Carolina Querino, gerente de Programas da ONU Mulheres, apontou o histórico de luta das trabalhadoras domésticas pela valorização da profissão e as conquistas recentes, tais como a equiparação de direitos por meio de emenda constitucional, em 2013, e a aprovação pelo Senado Federal do Brasil da ratificação da Convenção sobre Trabalho Decente para Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos (nº 189) e da Recomendação sobre o Trabalho Decente para Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos (nº 201), ambos da OIT.

“Todos esses direitos foram conquistados devido à articulação política das trabalhadoras domésticas, que nunca se acomodaram em ser a única categoria profissional destituída da totalidade de direitos trabalhistas. Esse reparo ocorreu no 25º aniversário da Constituição Federal. Na semana passada, o Senado Federal aprovou por decreto a adesão do Brasil à Convenção 189, da OIT. Estas são conquistas políticas e legislativas fundamentais para os direitos econômicos das trabalhadoras domésticas”, afirma Ana Carolina Querino.

 

Trabalhadoras domésticas contam com aplicativo para acessar direitos pelo celular/noticias igualdade de genero direitosdasmulheres

Ana Carolina Querino, gerente de Programas da ONU Mulheres Brasil, ao lado de Luiza Pereira, presidenta da Fenatrad, e Creuza Oliveira, secretária-geral da Fenatrad e integrante do Grupo Assessor da Sociedade Civil Brasil (GASC) da ONU Mulheres
Foto: ONU Mulheres/Isabel Clavelin

Responsável pela gerência de empoderamento econômico e normas globais da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina frisa: “tão importante quanto a conquista dos direitos na legislação nacional e internacional, é o conhecimento a respeito deste direitos por parte das trabalhadoras. Isso é empoderamento”.

Discriminações x valorização – A senadora Regina Silva lembrou casos recentes de racismo e sexismo contra a Miss Brasil, Monalysa Alcântara, e contra a própria parlamentar por terem sido questionadas por ocuparem as suas posições. Nos ataques, elas foram comparadas às trabalhadoras domésticas. “O principal xingamento, a principal ofensa que estava nas redes sociais é: ‘parece mais uma empregada doméstica”, recordou. A senadora ressaltou que desde a infância a sua mãe era interpelada para direcionar as suas filhas para o trabalho doméstico e que, recentemente, ouviu comentário de que “depois do Bolsa-Família não se encontra mais nenhuma menina para ser curica. Curica para quem não é do Nordeste, é a pessoa que trabalha nas casas”.

A parlamentar comentou que os aplicativos Salve Maria e Vazou, ambos do Piauí, têm sido boas ferramentas para a prevenção e informação para mulheres em situação de violência. Comentou que o aplicativo Vazou deu condições para que fosse expedida a primeira prisão de crime virtual no estado.

Acesso a direitos – Fabiane Zimioni, presidenta do Conselho Diretor da Themis, assinalou envolvimento da instituição com os direitos das trabalhadoras domésticas, que culminou com a criação do aplicativo Laudelina. “Nos aproximamos do tema sempre apostando que qualquer nação ou país que se pretenda desenvolvido precisa olhar por seus trabalhadores e trabalhadoras, precisa reparar o saldo escravocrata. Precisa empreender uma luta antirracista e precisa olhar para as mulheres, que somos, ainda, vistas como uma categoria inferior e temos muito a avançar em termos de igualdade de gênero”, disse Fabiane.