• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul adere ao movimento ElesPorElas HeForShe pela igualdade de gênero



05.06.2019


Plano de trabalho compreende cooperação das duas instituições entre 2019 e 2020, com ações de articulação e defesa do acesso das mulheres à justiça, ações formativas, ações de mobilização social e monitoramento e avaliação, fundamentadas no ordenamento jurídico brasileiro e em normativas internacionais sobre direitos humanos das mulheres

 

Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul adere ao movimento ElesPorElas HeForShe pela igualdade de gênero/violencia contra as mulheres vidas negras planeta 50 50 ods noticias igualdade de genero feminicidio elesporelas heforshe direitosdasmulheres

Cooperação técnica reforça parceria já iniciada entre as duas instituições por meio da adaptação local das Diretrizes sobre Feminicídio, desde 2016, e ações formativas, como cursos de comunicação nos anos de 2018 e 2019
Foto: TJ-MS

 

O Tribunal do Mato Grosso do Sul aderiu nesta quarta-feira (5/6), em Campo Grande, ao movimento ElesPorElas HeForShe, da ONU Mulheres Brasil. Termo de adesão e plano de trabalho foram firmados pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do TJ-MS, e pela representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino.

Na assinatura do termo de adesão, o presidente do TJ ressaltou a importância deste movimento da ONU Mulheres Brasil para mudar a cultura brasileira e instituir a igualdade de gênero. “Estamos em busca de alternativas para dar continuidade a todos os projetos já em andamento. Nós temos feito o possível em várias frentes, inclusive o nosso Comitê de Gênero, Raça e Diversidade, sob a coordenação do desembargador Odemilson Fassa, está em pleno trabalho e tem debatido o assunto tentando dar um apoio não só aos nossos servidores mas também para a população sul-mato-grossense. Temos trabalhos sociais intensos, programas sociais, ações estas que desenvolvemos em benefício do jurisdicionado. Sejam bem-vindas, com certeza essa parceria vai dar certo, toda nossa esquipe está à disposição de vocês”, destacou o desembargador Paschoal Carmello Leandro.

Querino ressalta a importância do engajamento do TJ-MS com o acesso das mulheres à justiça; iniciativas para atender grupos vulneráveis, entre elas mulheres indígenas e mulheres negras; prevenção à violência contra as mulheres e engajamento de homens com a igualdade de gênero. “O TJ-MS tem desenvolvido projetos diferenciados com foco em direitos das mulheres, inclusive mobilizando homens para relações equitativas. A adesão ao movimento ElesPorElas – HeForShe fortalecerá esse trabalho e possibilitará mais colaboração para que mulheres indígenas e mulheres negras sejam mais bem integradas nas iniciativas aos temas de gênero no estado do Mato Grosso do Sul”, afirma Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres Brasil.

Para a coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica, juíza Jacqueline Machado, a adesão à campanha ElesPorElas HeForShe é um grande passo para integrar os homens nesse tema da igualdade de gênero, previsto na Agenda 2030 (ODS 05), dentro do próprio Judiciário. “Por isso o CNJ criou o laboratório de inovação, inteligência e objetivos de desenvolvimento sustentável, a fim de unir conhecimento e cooperação em prol das metas globais da ONU. Entendo que os ODS devem ser pauta de todos que creem na ética, na humanidade, na igualdade e solidariedade entre os povos, o que vem ao encontro dos objetivos do Poder Judiciário de MS”, ressaltou a magistrada.

Participaram do ato de assinatura a gerente de projetos de Liderança e Participação Política da ONU Mulheres, Fernanda de Carvalho Papa, e a assessora de Comunicação do órgão, Isabel Clavelin.

Trabalho conjunto – O anúncio da cooperação técnica reforça parceria já iniciada entre as duas instituições por meio da adaptação local das Diretrizes sobre Feminicídio, desde 2016, e ações formativas, como cursos de comunicação nos anos de 2018 e 2019.

A partir da adesão, o TJ-MS e a ONU Mulheres Brasil passam a colaborar, no período 2019-2020, para as seguintes iniciativas fundamentadas no ordenamento jurídico brasileiro e em normativas internacionais sobre direitos humanos das mulheres: ações de articulação e advocacy para acesso das mulheres à justiça, ações formativas, ações de mobilização social e monitoramento e avaliação.

Entre os destaques, estão as ações de mobilização social, que se destinam ao engajamento de diferentes grupos sociais, com vistas à sensibilização, conscientização e engajamento com a igualdade de gênero, empoderamento de mulheres e meninas, eliminação do racismo e de outras formas de violação de direitos humanos sob a liderança do TJ-MS em apoio ao movimento ElesPorElas HeForShe e ao mandato da ONU Mulheres Brasil. Dentre os pontos de intensa mobilização estão o Dia Laranja pelo Fim da Violência contra as Mulheres, articulada no dia 25 de cada mês, e os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, ambos relacionados à campanha internacional do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, e o apoio à campanha Vidas Negras, da ONU Brasil, pelo fim do racismo e da violência letal contra a juventude negra.