• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Últimos dias para visitar a exposição gratuita da ONU Mulheres na Torre de TV, que se encerrará no dia 31



27.03.2015


Exposição ilustra os 12 temas da Plataforma de Ação de Pequim, com o objetivo de promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres

Últimos dias para visitar a exposição gratuita da ONU Mulheres na Torre de TV, que se encerrará no dia 31/

Segue aberta até o dia 31 de março, na Torre de TV de Brasília, a exposição itinerante “Pequim+20 em Graffiti”. Organizada pela ONU Mulheres e pela Rede Nami de arte urbana, a mostra foi inaugurada no Dia Internacional da Mulher. As artes dos painéis foram produzidas em março do ano passado, na Ceilândia, por grafiteiros e grafiteiras convocadas pela Rede Nami com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância da igualdade de gênero e eliminação da discriminação contra as mulheres.

A exposição Pequim+20 foi inspirada nos 12 temas prioritários da Plataforma de Ação de Pequim, documento resultante da Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres da ONU, realizada em 1995, para promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todo o mundo. Os 12 temas são: Mulheres e pobreza; Educação e Capacitação de Mulheres; Mulheres e Saúde; Violência contra a Mulher; Mulheres e Conflitos Armados; Mulheres e Economia; Mulheres no Poder e na liderança; Mecanismos institucionais para avanço das Mulheres; Direitos Humanos das Mulheres; Mulheres e a mídia; Mulheres e Meio Ambiente e Direitos das Meninas.

Vinte anos após sua elaboração, a Plataforma de Ação de Pequim continua servindo como um roteiro para o avanço das mulheres. É possível identificar progressos na hemisfera política e econômica, porém não o bastante. A 59ª Comissão sobre a Situação da Mulher, que se encerrou no dia 20 de Março em Nova York, fez uma revisão da implementação global da Plataforma de Ação de Pequim e um balanço da atual situação da mulher no mundo, a ser levada aos líderes mundiais em setembro em Nova York, onde a agenda pós-2015 das Nações Unidas será definida. Nesse escopo, a Campanha Pequim+20 oferece uma oportunidade para renovar compromissos, cobrar ação política e mobilizar a população global na busca de um objetivo comum.

A exposição está instalada no Mezanino da Torre de TV e a entrada é gratuita.

Exposição Pequim+20 em Graffiti
Duração: 8 a 31 de março de 2015
Mezanino da Torre de TV, Eixo Monumental, Brasília-DF