• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Unilever é o principal destaque do Prêmio Weps 2019, entregue pela ONU Mulheres e Pacto Global



09.10.2019


Companhia foi a única agraciada na inédita categoria Diamante entre as 68 finalistas da premiação que reconhece ações que promovem a equidade de gênero nas empresas, no ambiente de trabalho e na comunidade. Premiação foi entregue a 61 empresas, nas categorias Menção Honrosa, Bronze, Prata, Ouro e Diamante

 

Unilever é o principal destaque do Prêmio Weps 2019, entregue pela ONU Mulheres e Pacto Global/principios de empoderamento das mulheres onu mulheres ods noticias igualdade de genero ganha ganha empoderamento economico direitos humanos direitosdasmulheres

Maria-Noel Vaeza, diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe; Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres Brasil; e Ignacio Ybáñez, embaixador da União Europeia no Brasil, na solenidade do Prëmio WEPs 2019
Foto: ONU Mulheres/Gustavo Dantas

 

“O setor privado brasileiro é um pioneiro internacional quanto ao seu engajamento com os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Este conjunto de princípios fornece orientações sobre como capacitar e empoderar as mulheres e promover local de trabalho, mercado e comunidade não discriminatórios.” Foi com esta constatação que Ignácio Ybanez Rubio, embaixador da União Europeia no Brasil, abriu a cerimônia de entrega do Prêmio Weps 2019, concedido pela ONU Mulheres e Pacto Global, este ano apoiado pela União Europeia e a OIT (Organização Internacional do Trabalho). 61 empresas receberam o reconhecimento na segunda-feira (7/10), em São Paulo.

 

Em sua primeira missão ao Brasil, a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe afirmou que “o setor privado é extremamente importante para o empoderamento das mulheres. Quando a mulher está empoderada dentro da empresa, a empresa ganha mais”. Maria-Noel Vaeza considera que “a mulher tem que ter a possibilidade de trabalhar na empresa e participar da economia formalmente. Caso contrário, os países não crescem”.

Em sua terceira edição, a premiação cresceu e saltou de 81 empresas inscritas em 2014 para 181 em 2019, destas, 68 foram finalistas e 61 premiadas. Sem concorrer entre si, mas sim pela maior pontuação dentre os Princípios de Empoderamento das Mulheres, 12 companhias receberam troféus na categoria Menção Honrosa, 21 na Bronze, 15 na Prata e 12 na Ouro. A empresa Unilever foi o principal destaque da noite, a única a levar para casa o troféu na categoria Diamante, tendo atingido mais de 95% de aproveitamento na implementação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres e sido reconhecida na categoria ouro em edições anteriores. Esta categoria foi pensada para reconhecer a implementação continuada e comprometida dos Princípios, seja com ações internas quanto externas, refletindo os esforços globais da empresa.

“O Brasil este ano passou de terceiro a segundo lugar e estamos perto de alcançar a Turquia no primeiro lugar em empresas signatárias dos Princípios. Duzentas e setenta e três empresas assumiram publicamente e internamente seus compromissos com o empoderamento das mulheres brasileiras. No mundo, são mais de 2,5 mil empresas signatárias”, afirmou a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino.

O Prêmio Weps se baseia nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles, WEPs, em inglês), iniciativa lançada pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global da ONU, em 2010, com o objetivo de promover a equidade de gênero nas empresas, no ambiente de trabalho e na comunidade.

 

“No Brasil, apenas 37% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. A situação é ainda mais desigual para a mulher negra, que além do pouco acesso à liderança das empresas, enfrenta uma taxa de desemprego (16%), que é o dobro da verificada entre homens brancos. As empresas têm um papel fundamental no combate à desigualdade de gênero, por isso é importante reconhecer e divulgar boas práticas, e por isso, o Pacto Global adotou o tema gênero como uma de suas prioridades para 2020”, afirma o secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira.

A escolha das empresas incluiu visitas de avaliação e a consolidação dos resultados pela Comissão Técnica. A proposta de reconhecimento das finalistas é submetida a uma Banca de Juízas, que definiram as que receberam o reconhecimento pelo Prêmio WEPs Brasil 2019. As empresas foram divididas entre pequeno, médio e grande porte.

O processo de premiação e o resultado tiveram a validação de auditoria independente para todas as etapas do Prêmio. A empresa J F Granja S/S realizou a auditoria do Prêmio WEPs Brasil 2019, emitindo o Relatório de Pleno Atendimento ao Regulamento.

Nesta edição, inscreveram-se empresas de quatro regiões do Brasil, de 13 estados, sendo que a maior concentração foi na região Sudeste com 127 empresas inscritas e destas 53 empresas finalistas do prêmio WEPs Brasil 2019. Cerca de 20% do PIB brasileiro foi mobilizado com as ações do Prêmio WEPs Brasil 2016, com propósito de incentivo e de estímulo às práticas de equidade de gênero.

Unilever é o principal destaque do Prêmio Weps 2019, entregue pela ONU Mulheres e Pacto Global/principios de empoderamento das mulheres onu mulheres ods noticias igualdade de genero ganha ganha empoderamento economico direitos humanos direitosdasmulheres

Prêmio WEPs 2019 registra recorde de participação de empresas. Osquestra de Mulheres e acrobatas emocionaram o p
Foto: ONU Mulheres/Gustavo Dantas