• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

USP promove atividades nos #16Dias em apoio ao movimento ElesPorElas pela igualdade de gênero



15.11.2018


Acompanhe as atualizações do evento clicando aqui

 

USP promove atividades nos #16Dias em apoio ao movimento ElesPorElas pela igualdade de gênero/violencia contra as mulheres noticias elesporelas heforshe 16 dias de ativismo
A Universidade de São Paulo, por meio do escritório USP Mulheres, está promovendo três atividades durante os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e em apoio ao movimento ElesPorElas – HeForShe. Três rodas de conversa estão programadas entre 22 de novembro e 5 de dezembro: Construções das sexualidades e impactos interseccionais, Mulheres nos esportes: quais os reais impedimentos? e Mulheres e a cidade: pensando a ocupação e a segurança no espaço público.

Desde 2015, a USP é uma das dez universidades no mundo que fazem parte do Impacto 10x10x10, iniciativa pioneira de engajar instituições universitárias, empresariais e governamentais para promover iniciativas inovadoras pela igualdade de gênero. O USP Mulheres foi criado para ser o núcleo organizador das ações da USP no movimento ElesPorElas, criado pela ONU Mulheres.

A programação articulada pelo USP Mulheres se integra à campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma mobilização anual, praticada simultaneamente por movimentos da sociedade civil e governos que desenvolvem ações culturais, esportivas e educacionais, marcando a importância das ações preventivas para o enfrentamento à violência contra as mulheres.

A primeira edição da campanha ocorreu em 1991, nos Estados Unidos, e atualmente envolve mais de 160 países. No Brasil foi instituída a partir de 2003 e ocorre entre 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra – e 10 de Dezembro -Dia Internacional dos Direitos Humanos, datas emblemáticas para a conscientização social sobre o problema da violência contra as mulheres.

PROGRAMAÇÃO
Construções das sexualidades e impactos interseccionais
22 de novembro | 17h30
IME-USP, Sala 144, Bloco B
Elânia Francisca – Roda Terapêutica das Pretas
Tales Mistura – Coletivo Saúde e Sexualidade
Gustavo Venturi – FFLCH-USP
Prislaine Krodi – USP Mulheres

Mulheres nos esportes: quais os reais impedimentos?
27 de novembro | 17h30
Salão Multiuso do CEPEUSP
Prof. Kátia Rubio – EEFE-USP
Prof. Vinicius Heine – CEPEUSP
Giovana Capucim e Silva – GIEF – USP
Organizadoras da Copa Joga Que Nem Mina

Mulheres e a cidade: pensando a ocupação e a segurança no espaço público
05 de dezembro | 17h30
FAU-USP, Sala 807, último andar
Marina Harkot – FAU-USP
Haydée Svab – IME-USP
José Antonio Visintin – Superintendente de Prevenção e Proteção Universitária – USP