• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

1ª Copa Universitária de Futebol Feminino inicia nesta 2ª feira e divulga “O Valente não é violento”



19.05.2014


Universitárias dão apoio à campanha que leva mensagem da não-violência contra as mulheres em competição que valoriza o esporte feminino

1ª Copa Universitária de Futebol Feminino inicia nesta 2ª feira e divulga “O Valente não é violento”/

Equipes são formadas somente por universitárias, e competição alcança 24 estados

De 19 a 25 de maio, acontece a 1ª Copa Universitária de Futebol Feminino. A competição será disputada por 24 times de futebol vinculados a universidades públicas e privadas. Os jogos acontecem, na capital federal, no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB), na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) e na Associação dos Empregados do Serpro de Brasília (ASES). É organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação de Esporte do Distrito Federal.

Durante o primeiro jogo, as equipes da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e da Faculdade Ateneu (FATE Ceará) somarão apoio à campanha “O Valente não é Violento”, iniciativa da UNA-SE Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que conta com o envolvimento de todas as agências das Nações Unidas e é coordenada pela ONU Mulheres. O ato ocorrerá nesta segunda-feira (19/05), às 11h, no Centro Olímpico da UnB.

“O Valente não é Violento” tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos machistas, enfatizando a responsabilidade que os homens devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Desse modo, a juventude da América Latina e do Caribe poderá ter uma vida livre da violência de gênero.

Futebol feminino – A 1ª Copa Universitária de Futebol Feminino é a primeira de uma série de competições programadas para este ano para a modalidade. Dá seguimento ao 2º Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, retomado depois de quase dez anos sem realização, e ao Torneio Internacional de Futebol Feminino – ambos ocorridos no segundo semestre de 2013.

“A realização da I Copa Brasil Universitária de Futebol Feminino é mais um passo importante para a modalidade, entrando nas universidades o futebol feminino caminha cada vez mais forte rumo ao desenvolvimento”, diz a coordenadora-geral de Futebol Feminino do Ministério do Esporte e ex-jogadora da seleção brasileira, Michael Jackson. A pasta investiu R$ 2 milhões para a realização do campeonato.

Com equipes formadas somente por jogadas matriculadas nas universidades, a competição investe no talento das mulheres e dá novos significados ao futebol, principal esporte no Brasil. “O futebol feminino enfrenta preconceitos, como a falta de investimentos, por conta da desigualdade de gênero. Iniciativas como a Copa de Universitárias são importantes para mudar essa realidade e valorizar o trabalho das mulheres no mundo esportivo”, considera a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman.

Transmissão – Para a edição inaugural da competição, a CBDU disponibilizará em seu site oficial, cbdu.org.br, a transmissão online e ao vivo de alguns dos jogos. Além de prestigiar gratuitamente o evento nos locais de competição, o público também poderá participar da transmissão online através dos nossos perfis nas redes sociais: Facebook (CBDUbrasil), Youtube (CBDUTV), Instagram (CBDU) e no Twitter (@cbdu).

A Copa Brasil Universitária de Futebol Feminino é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Ministério do Esporte e Federação de Esporte do Distrito Federal. Apoio Agência de marketing esportivo Koch Tavares e Bolas Kagiva.

Confira a tabela do primeiro dia (19/5) de jogos da CBUFF:

RODADA DIA 19 de MAIO – 2ª FEIRA
LOCAL: UNB 2
Jogo Nº Hora Equipe PLACAR Equipe Grupo
1 11:00 FATE/CE x UFMT/MT A
2 13:30 FACOL/PE x UNIVERSO/GO B
LOCAL: ASCADE
Jogo Nº Hora Equipe PLACAR Equipe Grupo
5 11:00 FMN/PB x UFRR/RR E
6 13:30 FMN/RN x DOCTUM/ES F
7 15:30 UFPR/PR x UniNILTONLINS/AM G
LOCAL: ASES
3 11:00 UFAL/AL x UNINORTE/AC D
8 13:30 IESF/MS x CEAP/AP H
4 15:30 UNIT/SE x UPIS/DF C