• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Exposição “Eu te desafio a me amar” segue, em Brasília, até esta 6ª feira



26.05.2014


Com realização do Inesc, iniciativa tem o apoio da ONU Mulheres, OPAS, Organização Mundial da Saúde e do Reino Unido dos Países Baixos

 

 Exposição “Eu te desafio a me amar” segue, em Brasília, até esta 6ª feira/

Cantora Ellen Oléria e sua companheira integram exposição pelos direitos da população LGBT

Diversidade das relações afetivas, respeito e identidade sexual. Essas são as marcas do projeto “Eu te desafio a me amar” que segue aberta para visitação pública, até esta sexta-feira (30/5), no Museu da República, em Brasília. A iniciativa conjuga mostra de fotografia da artista visual holandesa/uruguaia Diana Blok, que retrata personalidades, famílias e militantes lésbicas, bissexuais, gays e travestis (LGBT) no Brasil desde 2013; e fóruns de debates políticos sobre o tema.

A abertura contará com performances de Rafucko (ativista, humorista e videomaker) e Tatiana Lionço (doutora em Psicologia, ativista feminista e membro fundadora da Cia. Revolucionária Triângulo Rosa) – imagens dos dois estarão presentes na exposição. Vídeos projeções ficarão por conta de Mari Mira.

Figuram a mostra: a cantora Ellen Oléria; o cantor Ney Matogrosso; o ativista e humorista Rafucko; a ativista feminista Tatiana Lionço; o primeiro homem transexual a ser operado no Brasil, João Nery; o primeiro aluno da UnB a ter o direito de usar o nome social, Marcelo Caetano; o coordenador LGBT da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Gustavo Bernardes; o jornalista e deputado federal que defende os direitos da população LGBT Jean Wyllys, entre outros.

Para a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, Eu te desafio a me amar é “uma exposição ousada, pedagógica e democrática. É uma aposta na democracia. O Brasil está dando uma resposta à diversidade pela importância de ser e deixar ser a quem quer que seja”. A declaração foi feita na inauguração da exposição, em 14 de maio.

A exposição é uma realização do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e conta com o apoio do Reino dos Países Baixos, da ONU Mulheres, da OPAS (Organização Panamericana de Saúde) e da Organização Mundial da Saúde.

Humanização da sociedade – Conforme a curadora Cinara Barbosa, o trabalho de ‘ativismo visual’ traz imagens e depoimentos sobre os desafios de existência na relação com o outro, ao mesmo tempo que sinaliza para processos de identificação no compartilhamento de aspectos da vida comum da qual fazem parte a família, a intimidade da casa, o cotidiano, o trabalho, o cuidado com a beleza e os desejos de pertencimento.

Diana Blok utiliza a fotografia e filme para criar uma consciência sobre a liberdade/respeito das escolhas pessoais em torno de gênero e cor, identidade e credo. No ano passado, ela esteve no Brasil e participou do Cena Contemporânea, em Brasília, com o projeto Adventures in cross-casting (iniciativa concebida em 1997 para o Theater Institute in Amsterdam-TIN), com o registro de 40 atores e atrizes encarnando um personagem do sexo oposto. No projeto “Eu te desafio a me amar”, além de fotografar artistas, militantes e personalidades políticas LGBT, Diana produziu imagens de diferentes cidadãos de cinco comunidades do Rio de Janeiro e de Brasília.
Exposição “Eu te desafio a me amar”
Data: até 30 de maio de 2014
Local: Museu Nacional da República
Visitação pública: de terça a domingo, das 9h às 18h30