• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Ações com governos


 

Governos | Empresas  | Projetos |  Estudos | Publicações | Vídeos |

Ações com governos/

 

Igualdade de remuneração e corresponsabilidade de cuidados 

A  ONU Mulheres atua junto ao governo, sociedade civil e empresas para o reconhecimento do valor das atividades tipicamente realizadas pelas mulheres, desafiando a divisão sexual das ocupações e áreas do conhecimento.

São alguns desafios: o compartilhamento de responsabilidades familiares entre os entes familiares, criar ambientes corporativos e institucionais amigáveis, superar a visão de que o trabalho das mulheres representa uma fonte secundária de rendimento nos domicílios e evidenciar causas relacionadas à discriminação salarial que estão relacionadas com fatores indiretos ou de discriminação de gênero.

Ações com governos/

Pró-Equidade de Gênero e Raça – liderado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e em parceria com a Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, a ONU Mulheres e a OIT, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça consiste em disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. É dirigido a empresas de médio e grande porte, públicas e privadas, com personalidade jurídica própria. A empresa que executa as ações de maneira satisfatória, no período do programa, conta com uma marca de gestão eficiente – o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. Na 5ª edição, 68 empresas foram agraciadas com o selo. A 6ª edição, em curso, conta com 122 empresas participantes.

Participação no Comitê de Estudos de Gênero e Uso do Tempo – coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e formado por instituições como IBGE, Ipea, ONU Mulheres e OIT, incentiva debates em fóruns internacionais e nacionais sobre a gestão do tempo de mulheres e homens sobre as tarefas de produção, reprodução (cuidados familiares), para destacar o valor do trabalho doméstico não remunerado e visibilizar a necessidade da corresponsabilidade na gestão da vida profissional e familiar.