• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Estudos


Governos | Empresas  | Projetos |  Estudos | Publicações | Vídeos |

 

Estudos/

A ONU Mulheres se dedica a visibilizar os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho apoiando tecnicamente comitês de estudo e divulgando estudos:

 

Estudos/


Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas Brasileiras e suas Ações Afirmativas
– estudo sobre as principais políticas de ação afirmativa empreendidas por estas empresas para a inclusão de diversos públicos vulneráveis, como afrodescendentes, mulheres, pessoas com deficiência e público LGBT. O levantamento é liderado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e pelo Instituto Ethos e tem a ONU Mulheres como uma das entidades apoiadoras. Baixe >> Publicação

Participação no Comitê de Estudos de Gênero e Uso do Tempo – coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e formado por instituições como IBGE, Ipea, ONU Mulheres e OIT, incentiva debates em fóruns internacionais e nacionais sobre a gestão do tempo de mulheres e homens sobre as tarefas de produção, reprodução (cuidados familiares), para destacar o valor do trabalho doméstico não remunerado e visibilizar a necessidade da corresponsabilidade na gestão da vida profissional e familiar.

Estudos/

De acordo com dados do Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, o rendimento médio real das mulheres brasileiras equivale a 70% do que recebem os homens. Quando inserido o recorte racial, a disparidade salarial entre homens brancos e as mulheres negras é ainda maior. O rendimento das mulheres negras acima de 16 anos corresponde a menos de 42% do que recebem os homens brancos.

Oportunidades em ciência e tecnologia: investimento em projetos que incentivem meninas a escolher carreiras nas áreas de ciências e tecnologia, desmistificando a divisão sexual do conhecimento, em parceria com educadores e empresas do setor.