• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

A Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres reafirma o papel da tecnologia e da inovação, e da educação na era digital para acelerar a igualdade de gênero



30.03.2023


A 67ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW67) – o maior encontro anual da ONU sobre igualdade de gênero, empoderamento de mulheres e meninas e seus direitos humanos – encerrou com sucesso sua sessão, que ocorreu entre os dias 6 e 17 de março com o reconhecimento do papel crítico da tecnologia e da inovação para alcançar a igualdade de gênero. 

As Conclusões Acordadas pelos Estados Membros fornecem um plano para todas as partes interessadas, incluindo governos, setor privado, sociedade civil e juventude para promover a participação plena e igualitária e a liderança de mulheres e meninas na concepção, transformação e integração de tecnologias digitais e processos de inovação que satisfaçam os direitos humanos e as necessidades das mulheres e meninas. 

A Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres reafirma o papel da tecnologia e da inovação, e da educação na era digital para acelerar a igualdade de gênero/csw

A 67ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW67) encerrou com sucesso sua longa sessão de duas semanas com o reconhecimento do papel crítico da tecnologia e da inovação para alcançar a igualdade de gênero. Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown.

Na conclusão das negociações, a Diretora Executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous, disse: “As Conclusões Acordadas deste ano estão mudando o jogo e trazem nossa visão de um mundo mais igual e conectado para mulheres e meninas em toda a sua diversidade. É nosso trabalho, ao sairmos daqui hoje, traduzi-las em realidade. O sucesso final das Conclusões Acordadas está além de sua finalização hoje, na forma como iremos coletivamente levá-las adiante. Elas nos trazem uma visão de um mundo mais igualitário. Vamos traduzi-las em realidade para todas as mulheres e meninas”. 

A CSW67 reafirmou a importância da participação e liderança plena, igualitária e significativa das mulheres e meninas na ciência, tecnologia e inovação, e expressou preocupação com o progresso limitado na redução da lacuna de gênero no acesso e uso de tecnologias, conectividade, alfabetização digital e educação. Também expressou grande preocupação com a continuidade e inter-relação entre violência offline e online, assédio e discriminação contra mulheres e meninas e condenou o aumento de tais atos.    

A Comissão pediu um aumento significativo dos investimentos dos setores público e privado para superar a lacuna digital de gênero e apoiar ecossistemas de inovação mais inclusivos, além da promoção de tecnologia e inovação seguras e sensíveis a gênero. Também apelou por uma educação de qualidade inclusiva e equitativa em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, tecnologia da informação e comunicação e alfabetização digital para garantir que todas as mulheres e meninas possam prosperar em um mundo em rápida mudança.  

As iniciativas para promover a inovação e a mudança tecnológica, bem como a educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero, devem considerar o seguinte:

– Desenvolvimento de ferramentas e serviços digitais para atender às necessidades de todas as mulheres e meninas, entre setores e geografias, especialmente para sua educação, saúde, capacitação econômica e engajamento na vida pública, e garantir que mulheres e meninas tenham acesso à alfabetização e habilidades digitais durante todo o seu curso de vida

– Integração de gênero nas políticas digitais para remover barreiras ao acesso igualitário de todas as mulheres e meninas, incluindo aquelas que vivem na pobreza, em áreas rurais, marítimas ou remotas, com deficiências, mulheres e meninas indígenas, mulheres e meninas migrantes, e mulheres mais velhas.

– Promoção de uma política de tolerância zero para a violência baseada no gênero que ocorre através do uso da tecnologia ou é amplificada por ela, e garantia de que as entidades dos setores público e privado priorizem sua prevenção e eliminação.

– Integração de uma perspectiva de gênero na concepção de tecnologias emergentes e adoção de regulamentações para garantir que elas estejam sujeitas a salvaguardas adequadas para combater novos riscos, estereótipos de gênero e normas sociais negativas, violações de privacidade de dados, e melhora da transparência e da responsabilidade

– Promoção de políticas e programas para alcançar a paridade de gênero em campos científicos e tecnológicos emergentes e criação de locais de trabalho de apoio e ambientes educacionais, inclusive através de educação que responda às questões de gênero, soluções de ensino à distância e abordagens interdisciplinares combinando o ensino de ciências sociais e campos científicos

– Desenvolvimento de tecnologias e novação que respondam aos desafios dos estereótipos de gênero e normas sociais negativas, inclusive através do desenvolvimento de conteúdo digital, campanhas de conscientização e competências de ensino para o engajamento positivo em tecnologias digitais que engajem, eduquem, incentivem e empoderem jovens – incluindo homens jovens e meninos – a se tornarem agentes de mudança para a igualdade de gênero.

A 67ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres teve como pano de fundo o contínuo retrocesso contra os direitos das mulheres em todo o mundo, desde o aumento da violência contra as mulheres no espaço público aos impactos de gênero dos terremotos na Síria e Turquia, até o horror diário que as mulheres e meninas enfrentam em cenários de emergência e crise, inclusive no Afeganistão, Ucrânia e Irã.   

Na primeira sessão totalmente presencial após três anos da pandemia da COVID-19, a CSW67 registrou números muito altos de participação e engajamento, com mais de 7.000 participantes, incluindo quatro Chefes de Estado e de Governo e 116 Ministros ao longo de 205 eventos paralelos na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, além de cerca de 700 eventos paralelos organizados pela sociedade civil e ONGs. 

Pela primeira vez, a CSW incluiu uma sessão interativa com jovens, representantes da juventude das delegações, sociedade civil e organizações das Nações Unidas, dialogando e fornecendo recomendações sobre como garantir que as mulheres jovens e meninas façam parte da transformação digital.  

A Comissão também se beneficiou de importantes contribuições de uma ampla gama de organizações da sociedade civil, incluindo os líderes e os responsáveis por compromissos da Coalizão de Ação em Tecnologia e Inovação para a Igualdade de Gênero lançada como parte do Fórum Geração Igualdade. A Coalizão de Ação em Tecnologia e Inovação para a Igualdade de Gênero contribuiu significativamente para cimentar alianças entre governos, setor privado, sociedade civil e o sistema das Nações Unidas na promoção da igualdade de gênero através da tecnologia e da inovação.