• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ABC e ONU Mulheres intensificam ações para a promoção da igualdade de gênero



17.02.2023


Programa “Caminhos para a Igualdade”, promovido entre as duas instituições, incentiva a transversalização da perspectiva de gênero na cooperação Sul-Sul

ABC e ONU Mulheres intensificam ações para a promoção da igualdade de gênero/noticias igualdade de genero empoderamento economico direitosdasmulheres

Durante encontro, funcionárias e funcionários da ABC e da ONU Mulheres debateram prioridades para 2023 (Foto: ONU Mulheres Brasil / Talita de Carvalho)

O trabalho realizado em parceria pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a ONU Mulheres, de promover a igualdade de gênero também nas ações de cooperação do governo brasileiro, com outros países do Sul Global, ganhou um reforço no início deste ano.
O programa Caminhos para a Igualdade realizou em Brasília, nos dias 14 e 15 de fevereiro, uma oficina de planejamento estratégico na qual funcionárias e funcionários da ABC e da ONU Mulheres puderam alinhar expectativas, compartilhar conhecimento e definir os próximos passos da parceria para o período de 2023 a 2026.

“Esse exercício é de grande importância para alinharmos as expectativas, conhecermos nossas fortalezas, aprofundarmos nosso conhecimento sobre gênero, conhecermos cada vez mais e de que maneira podemos avançar nesse tema”, afirmou Cecília Malaguti do Prado, Responsável pela Cooperação Técnica Trilateral com Organismos Internacionais na ABC.

“O momento que temos agora é de alinhar conhecimentos e experiências, de aprendermos umas com as outras. É só por meio dessa troca que podemos avançar na parceria e também avançar no caminho de maior equidade entre homens e mulheres”, complementou a representante adjunta da ONU Mulheres, Ana Carolina Querino.

Em paralelo, já estão previstas para 2023 capacitações para funcionárias e funcionários da ABC. O objetivo é garantir que a perspectiva da igualdade de gênero esteja presente desde a elaboração até a execução e mensuração dos resultados dos projetos de cooperação em todas as áreas. Dessa forma, a Agência poderá desenvolver instrumentos e ferramentas de prática de projeto que contribuam para promover e consolidar os direitos das mulheres e a igualdade de gênero no Brasil e nos demais países parceiros, por meio da cooperação.
Além disso, produtos de conhecimento, como relatórios de pesquisa e documentos técnicos, estão sendo produzidos e serão disponibilizados para a ABC e organizações parceiras.

Contexto e compromisso brasileiro – A parceria entre a ABC e a ONU Mulheres nasceu a partir dos compromissos assumidos pelo Governo do Brasil com agendas ligadas à igualdade de gênero – como a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas que, em seu objetivo 5 (ODS 5) reforça o compromisso para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. O Brasil também é signatário de acordos globais como a Convenção pela Eliminação de todas as Formas de Violência contra a Mulher e da Declaração e Plataforma de Ação da Conferência Mundial sobre a Mulher de Pequim.

Na governança e participação política, por exemplo, a presença de mulheres ainda é muito pequena em comparação à dos homens. Outra área onde a desigualdade de gênero é bastante evidente é o mercado de trabalho – em todo o mundo, as mulheres enfrentam mais dificuldade de acessarem vagas formais e, quando o fazem, recebem salários menores que os homens, exercendo a mesma função.

Dado esse cenário de desigualdade e os compromissos assumidos pelo Brasil, é estratégico fortalecer a agenda de gênero na cooperação internacional, em especial entre os países do Sul Global, que está entre as prioridades da política externa brasileira. Fica evidente o potencial de promoção da igualdade se o componente de gênero for transversalizado desde o desenho até a implementação, o monitoramento e a avaliação de políticas e projetos de cooperação internacional nos mais diversos temas.

Ações conjuntas – Desde que o programa foi criado, em 2018, já foram realizados treinamentos e oficinas com funcionárias e funcionários de diferentes níveis hierárquicos da ABC em temas correlacionados à promoção da igualdade de gênero para fortalecer o repertório e o compromisso do corpo técnico e gestor com a transversalização de gênero – na agência e em seus projetos e programas – e com a agenda da igualdade.