• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Ação na ilha de Cotijuba (PA) promove serviços e chama atenção para a valorização do trabalho de cuidado realizado por mulheres



03.04.2023


Iniciativa do projeto Ver-o-Cuidado expande atenção para além da área central de Belém, convidando moradoras a engajar na construção do projeto piloto de um sistema municipal de cuidados

Ação na ilha de Cotijuba (PA) promove serviços e chama atenção para a valorização do trabalho de cuidado realizado por mulheres/ver o cuidado noticias empoderamento economico

Moradoras e moradores de Cotijuba receberam informações sobre corresponsabilidade do trabalho de cuidado (Foto: ONU Mulheres / Lali Mareco)

Cerca de cem pessoas moradoras da ilha de Cotijuba, no distrito de Outeiro (PA), participaram de uma ação de cuidados, serviços e orientações na manhã da última quinta-feira (30). A iniciativa chamada de “Cuidando das Manas das Ilhas” foi uma realização do Ver-o-Cuidado, projeto em parceria de ONU Mulheres e a Prefeitura de Belém (PA). Idealizada como uma atividade em alusão ao mês das mulheres, a ação teve como foco as moradoras da ilha e chamou a atenção para discussões acerca da valorização do trabalho de cuidado, realizado majoritariamente pelas mulheres, e do cuidado enquanto um direito de todas e todos

Com o apoio do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), que sediou a programação idealizada pelo comitê gestor do projeto Ver-o-Cuidado, mulheres, homens e crianças puderam acessar uma série de serviços disponibilizados pela Prefeitura de Belém, como inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e Bora Belém; exames de testagem rápida, orientações sobre câncer do colo de útero, câncer de mama e saúde da mulher; distribuição de preservativos, vacinação, orientações psicológicas, nutricionais, jurídicas e sociais; orientação sobre crédito solidário e orientação para atendimentos à mulheres em situação de violência. Além disso, especialmente as mulheres, participaram de momentos de relaxamento e integração com café da manhã, dança circular, oficina de turbante e pintura indígena.

Ação na ilha de Cotijuba (PA) promove serviços e chama atenção para a valorização do trabalho de cuidado realizado por mulheres/ver o cuidado noticias empoderamento economico

Mulheres formaram boa parte do público que buscou atendimento durante a ação (Foto: ONU Mulheres/Lali Mareco)

O leque de serviços e oportunidades disponíveis durante a ação alcançou diretamente as necessidades levantadas junto à população da ilha. “Quando um evento como esse acontece, contribui com todo mundo. Com a associação, com as pessoas e com a ilha. Isso alivia a vida dessas pessoas de uma maneira muito significativa”, explica Adriana Lima, coordenadora administrativa do MMIB.

Ação na ilha de Cotijuba (PA) promove serviços e chama atenção para a valorização do trabalho de cuidado realizado por mulheres/ver o cuidado noticias empoderamento economico

Adriana Lima é uma das coordenadoras do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém, parceiro da ação “Cuidando das Manas das Ilhas” (Foto: ONU Mulheres/Lali Mareco)

A diversidade da programação foi o diferencial da ação na avaliação de Sandra Valente, diretora geral da Fundação Papa João XIII (Funpapa). “É muito importante realizar essa atividade em uma ilha, que fica isolada do centro urbano em que a população e, principalmente, as mulheres têm pouco acesso aos serviços da rede. Entregar não somente atendimento, mas lazer e cultura oportunizaram para muitas mulheres um momento que, muitas vezes, elas não têm”, ressalta.

Construção coletiva – A ação também foi um momento de apresentação do projeto Ver-o-Cuidado, que neste mês inicia o avanço das atividades junto à sociedade civil e comunidades. A partir da fala de representantes do comitê gestor do projeto e da ONU Mulheres, as pessoas presentes na ação puderam refletir a naturalização do trabalho de cuidado realizado por mulheres e sobre como esse entendimento projeta uma sobrecarga sobre elas, reforçando desigualdades de gênero e limitando suas oportunidades de acesso à educação, renda e ao mercado de trabalho. A apresentação, além de proporcionar o entendimento da importância de conhecer mais sobre o tema, também visou estimular debate sobre o cuidado enquanto direito e como as mulheres das ilhas podem se beneficiar ou se engajar na construção do projeto.

Ação na ilha de Cotijuba (PA) promove serviços e chama atenção para a valorização do trabalho de cuidado realizado por mulheres/ver o cuidado noticias empoderamento economico

Evento foi a oportunidade para muitas mulheres buscarem orientações sobre como acessar serviços municipais. (Foto: ONU Mulheres/Lali Mareco)

Para Vanessa Sampaio, gerente da área de Empoderamento Econômico das Mulheres, esse é um dos passos importantes na contribuição para o rompimento de ciclos de desigualdade que se perpetuam. “ONU Mulheres é uma facilitadora dessa conexão entre mulheres e construção de políticas públicas. Nós atuamos para que as mulheres tenham voz e para que participem de todos os espaços de tomada de decisão. Essa experiência em Belém é inovadora por si só, não temos nada no Brasil similar, sendo construído a nível de política pública. Partir da premissa de uma construção participativa, inclusiva, interseccional é ver isso se materializando”, avalia.

Empoderamento – Ana Beatriz Gomes é mãe de duas crianças e esteve na ação para incluir o filho mais novo, de apenas sete meses, no CadÚnico. Embora o seu principal objetivo na ação tenha sido a procura por um serviço, ela revela que se sentiu acolhida ao ouvir falar sobre a corresponsabilidade do trabalho de cuidado. “A gente acorda cedo para cuidar do filho que vai para a escola e depois tomar conta do outro. É uma rotina muito cansativa, chegamos no fim do dia exaustas, mas ainda assim a nos sentimos culpadas por alguma coisa que não deu certo. A gente precisa falar sobre divisão do trabalho, isso é muito importante. São poucos os homens participativos nesse sentido, eles precisam ouvir falar sobre isso”, afirma.

Ação na ilha de Cotijuba (PA) promove serviços e chama atenção para a valorização do trabalho de cuidado realizado por mulheres/ver o cuidado noticias empoderamento economico

Ana Beatriz buscou atendimento para incluir o filho bebê em cadastro de serviço. (Foto: ONU Mulheres/Lali Mareco)

Ao lado da mãe, de 80 anos, Joceane Lima esteve na ação do início ao fim. As duas realizaram diferentes atendimentos de saúde e também buscaram orientação sobre crédito solidário. Para ela, momentos como esse representam a conexão necessária para assistir as demandas das pessoas cuidadoras. “Nós cuidamos da nossa família, mas precisamos cuidar da gente também, mas não conseguimos fazer isso sem o apoio de outras pessoas e sem a participação do Estado. Todo mundo tem o seu papel”, reflete.

Ver-o-Cuidado – O projeto Ver-o-Cuidado é uma parceria entre ONU Mulheres, Prefeitura de Belém (PA) e Fundação Papa João XIII (Funpapa), financiado pela Open Society Foundations, que tem por objetivo estabelecer um piloto de Sistema Municipal de Cuidados no município. Iniciado em maio de 2022, o projeto é desenvolvido em duas frentes. A primeira tem como foco o apoio à gestão municipal e às instituições públicas na elaboração e implementação desse sistema de cuidado. Paralelamente a essa construção, as atividades também alcançarão as trabalhadoras do cuidado, remuneradas ou não, atuando no desenvolvimento de suas capacidades nos aspectos pessoais e profissionais, para que acessem trabalho decente e autonomia econômica.

A iniciativa é conduzida por um comitê gestor do qual fazem parte 11 organizações: Fundação Papa João XIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Belém (Semad), Banco do Povo de Belém, Coordenação Antirracista da Prefeitura de Belém (Coant), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb) e ONU Mulheres.