• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres, ACNUR e Pacto Global unem esforços pela empregabilidade de mulheres refugiadas e migrantes no Brasil



15.08.2022


Por meio de diferentes iniciativas, agências buscam mobilizar instituições e empresas não apenas para a abertura de vagas, mas também pela capacitação e por políticas mais inclusivas

ONU Mulheres, ACNUR e Pacto Global unem esforços pela empregabilidade de mulheres refugiadas e migrantes no Brasil/noticias mulheres refugiadas mulheres migrantes moverse
Há menos de um ano no Brasil, Mariangel participou da formação do Empoderando Refugiadas em Roraima e logo foi contratada pelo Iguatemi em Campinas (© ONU Mulheres Brasil / Claudia Ferreira)

Experientes em ações de empoderamento feminino, acolhimento de pessoas refugiadas e mobilização do setor privado, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, e o Pacto Global da ONU no Brasil uniram esforços com o objetivo de alavancar a inclusão socioeconômica de mulheres refugiadas e migrantes no país. Por meio da ação conjunta e articulada em diferentes projetos, as entidades da ONU estão mobilizando instituições e empresas para incluir mais mulheres refugiadas e migrantes no mercado de trabalho, com capacitação e acompanhamento para a integração no novo destino.

Além de mobilizar pela abertura de novas oportunidades de emprego, as agências também trabalham para criação de iniciativas que fortaleçam os direitos econômicos e as oportunidades de desenvolvimento das mulheres refugiadas e migrantes. E, para aquelas que optaram por abrir o próprio negócio, as agências buscam apoiar na conquista de novos mercados e na inclusão nas cadeias produtivas já existentes.

A ação integrada se dá por meio de quatro iniciativas já existentes. O primeiro é o Moverse, programa conjunto implementado por ACNUR, ONU Mulheres e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), com o financiamento do Governo de Luxemburgo. Este programa busca garantir que políticas e estratégias de empresas públicas, privadas e instituições fortaleçam os direitos econômicos e as oportunidades de desenvolvimento entre refugiadas e migrantes venezuelanas. A principal ação do programa nesse sentido é o apoio a empresas para que desenvolvam e implementem um plano de ação com foco no empoderamento econômico dessas mulheres – e que pode incluir desde cursos de aperfeiçoamento profissional, creche e apoio à educação de filhos e filhas até inclusão de refugiadas e migrantes na cadeia de suprimentos e estratégias de comunicação que retratem e empoderem essas mulheres.

A segunda iniciativa é o Empoderando Refugiadas, desenvolvido por ACNUR, ONU Mulheres e Pacto Global. Em sua sétima edição, o projeto busca fomentar a empregabilidade de mulheres refugiadas e migrantes acolhidas em abrigos emergenciais de Boa Vista (RR) no mercado de trabalho brasileiro – incluindo mulheres LGBTIQ+, mulheres com deficiência e com mais de 50 anos. Por meio dessa iniciativa, as empresas interessadas podem colaborar por meio da contratação, capacitação ou financiamento de atividades que contribuem com o empoderamento econômico das mulheres. A sétima edição conta com o patrocínio de Lojas Renner SA e apoio de Iguatemi.

Já o Fórum Empresas com Refugiados é uma iniciativa desenvolvida por ACNUR e Pacto Global que, atualmente, conta com mais de 50 empresas e organizações membros. O objetivo é fomentar trocas e aprendizagem entre as empresas participantes, focando na contratação inclusiva de pessoas refugiadas, incluindo desafios, oportunidades e boas práticas, com ações exclusivas voltadas para populações específicas, como famílias monoparentais chefiadas por mulheres. E a quarta iniciativa que faz parte dessa abordagem integrada é a plataforma Refugiados Empreendedores, desenvolvida por ACNUR e Pacto Global para divulgar negócios de pessoas refugiadas. Por meio da plataforma, que oferece visibilidade aos negócios liderados por pessoas refugiadas no Brasil, em sua maioria mulheres, é possível comprar produtos e se comunicar diretamente com as empreendedoras.

Quando participam de uma das iniciativas listadas, as instituições e empresas interessadas podem ampliar a atuação junto ao tema, passando a integrar os demais projetos. Por exemplo: uma empresa que já tenha assinado a Carta de Compromisso do programa Moverse pode apoiar o projeto Empoderando Refugiadas e pode integrar o Fórum Empresas com Refugiados – as duas ações colaboram, inclusive, para o cumprimento dos compromissos assumidos na assinatura da carta. E para apoiar na compreensão dessas possibilidades, é oferecido suporte da equipe do Moverse, que também atua no desenvolvimento de um plano de ação junto às empresas e instituições signatárias da carta.

Saiba mais sobre essa integração no folder disponível neste link

Oportunidade e recomeço – A venezuelana Mariangel é uma das milhares de mulheres que já foram alcançadas por essas iniciativas. No Brasil há menos de um ano, ela cruzou a fronteira da Venezuela com Roraima, na região Norte, com dois dos seus quatro filhos, uma irmã e uma sobrinha. Sem uma rede de apoio ou perspectivas de conseguir emprego, ela buscou uma vaga em um abrigo emergencial na capital, Boa Vista, e lá teve contato com o Empoderando Refugiadas.

Por dois meses, ela participou de cursos e capacitações sobre o mercado de trabalho no Brasil, sobre leis e direitos trabalhistas, e para desenvolver habilidades que pudessem aumentar suas chances de contratação. Assim que as aulas acabaram, ela recebeu uma proposta do shopping Iguatemi, em Campinas (SP), uma das empresas engajadas com o projeto. Com um emprego garantido, ela mudou com a família para o interior paulista e hoje voltou a fazer planos.

“Eu me sinto bem porque sou uma mulher empoderada, uma mulher que pode seguir em frente, uma mulher que pode lutar por seus filhos, dar tudo a seus filhos, trabalhar, e que não depende de outra pessoa para ter as coisas”, comemora. Conheça um pouco mais sobre a história de Mariangel no vídeo a seguir.

Para participar – Todas as iniciativas integradas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aos Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos. Para empresas que desejam aumentar o engajamento com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, a ONU Mulheres também incentiva a assinatura dos Princípios do Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla em inglês), uma iniciativa global da ONU Mulheres e Pacto Global para orientador empresas sobre como empoderar as mulheres no ambiente de trabalho, no mercado e nas comunidades.

Para saber mais sobre os projetos e integrar alguma das ações, as instituições e empresas podem entrar em contato pelos seguintes endereços:
Moverse – flavia.muniz@unwomen.org
Empoderando Refugiadas – empoderandorefugiadas@pactoglobal.org.br
Fórum Empresas com Refugiados – empresascomrefugiados@pactoglobal.org.br
Refugiados Empreendedores – tarantin@unhcr.org