• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

“As enfermeiras são as verdadeiras heroínas”, diz médica albanesa na linha de frente da resposta à Covid-19



17.04.2020


Entela Kolovani atua como médica há 23 anos no hospital de doenças infecciosas em Tirana, Albânia. Atualmente, seu trabalho está no centro das atenções, pois ela trata pacientes com Covid-19.

 

“As enfermeiras são as verdadeiras heroínas”, diz médica albanesa na linha de frente da resposta à Covid 19/onu mulheres noticias igualdade de genero direitosdasmulheres covid19

Entela Kolovani é médica em Tirana, Albânia e atualmente trabalha com pacientes diagnosticados com Covid-19
Foto cedida por Entela Kolovani

“A nossa rotina mudou e essa nova rotina rapidamente se tornou a norma. O tratamento de pacientes com Covid-19 é muito difícil, cada pessoa com suas próprias necessidades. Estamos lidando não apenas com o vírus, mas também com o impacto psicológico que ele tem sobre as pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Elas são totalmente isoladas de suas famílias e precisamos permanecer o mais próximo possível delas”, diz a Entela Kolovani, médica na Albânia.

Ela está na linha de frente da resposta à Covid-19 desde 9 de março, quando os dois primeiros casos foram identificados na Albânia. Desde então, o número de pessoas infectadas aumentou para mais de 361.

As mulheres estão desempenhando um papel fundamental – geralmente desproporcional aos homens – na resposta à doença, como profissionais de saúde de primeira linha e prestadoras de cuidados em casa. A experiência de outros surtos de doenças mostra que elas têm o maior risco de serem infectados. Quase 12% dos casos relatados de coronavírus na Albânia são profissionais de saúde, mas ainda não foram relatadas mortes.

“Um dos nossos maiores desafios é ver colegas com quem trabalhamos todos os dias adoecendo com a Covid-19. Outro desafio é como garantir que mais pacientes se recuperem rapidamente, para não sobrecarregar nossas unidades de saúde”, explica Kolovani.

Toda a equipe médica do hospital trabalha mais horas, diz ela, “mas as enfermeiras são as verdadeiras heroínas”.

“Elas realizam as tarefas mais difíceis e a maior parte da carga de trabalho. As enfermeiras, em sua maioria mulheres, são nossas maiores apoiadoras, trabalhando em turnos sem fim com equipamentos de proteção especiais, o que é muito difícil de manter durante o trabalho. O trabalho delas nunca termina, desde a montagem dos leitos até a realização de terapias, a realização de exames e o preenchimento de documentos. Sou muito grata a elas”.

Na Europa, 84% das enfermeiras são mulheres e, globalmente, uma em cada cinco mulheres está empregada no setor de assistência.

Kolovani não vê seus dois filhos desde que a pandemia atingiu o país. O filho mais velho mora no exterior, enquanto o filho de 11 anos agora mora com a irmã.

“Como eu e meu marido trabalhamos no mesmo hospital e fazemos o mesmo trabalho, o risco de infecção por nosso filho e outras pessoas da família é muito alto”, explica ela. “Meu filho sente muita nossa falta, é sua primeira vez longe de nós… quando voltamos do hospital, a casa está vazia. Mas é melhor assim, mantendo distância para evitar infectar nossos entes.”

A pandemia de coronavírus colocou pressão sem precedentes nas famílias, especialmente quando alguém está trabalhando na saúde ou em outros serviços essenciais. Entela Kolovani e o marido não têm tempo um para o outro como um casal; toda hora de vigília é consumida pelo vírus.

Globalmente, as mulheres tomam conta três vezes mais dos cuidados não remunerados do que os homens. Na Albânia, as mulheres passam oito horas e meia por dia cuidando dos afazeres trabalho domésticos e cuidando de crianças pequenas, em comparação com menos de 1 hora gasta por homens. Com todos os serviços, exceto os essenciais, bloqueados por causa da pandemia de coronavírus, a crescente carga de cuidado caiu em grande parte nas mulheres.

Entela Kolovani está entre as poucas mulheres que têm um parceiro que compartilha o trabalho de cuidar. “Ele entende completamente minha posição e o que eu tenho passado e tem sido muito favorável desde o início”, diz ela sobre o marido. “Nós compartilhamos as tarefas em nossa casa.”

“Em coordenação com o sistema da ONU na Albânia, a ONU Mulheres está ajudando a lidar com a atual emergência no país, inclusive aproveitando seus programas existentes, realizando uma rápida avaliação de gênero do impacto da Covid-19 e mobilizando a mídia para informar sobre as necessidades específicas das mulheres ”, diz Michele Ribotta, representante da ONU Mulheres na Albânia.

“Abordar o impacto socioeconômico da pandemia nas mulheres, incluindo o aumento da carga de cuidados e o choque econômico, é crucial para uma resposta e recuperação eficazes”, acrescenta ela.

Recentemente, o UNICEF, a OIT e a ONU Mulheres lançaram novas orientações sobre políticas voltadas para a família e outras boas práticas no local de trabalho no contexto da Covid-19, que exige uma série de medidas para apoiar as famílias.

Em todo o mundo, a ONU Mulheres está apoiando as mulheres na linha de frente da resposta à Covid-19, atendendo às suas necessidades imediatas, construindo sua resiliência e assegurando que suas vozes e experiências moldem as decisões.

Apoie as mulheres nas linhas de frente fazendo uma doação para ONU Mulheres em http://unwo.men/eAmt50yVA0g