• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Com apoio da União Europeia, ONU promove, em 9 e 10/6, fórum com empresas pela igualdade de gênero



03.06.2021


– Fórum WEPs 2021, apoiado pelo Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios, é o evento mais importante da região no âmbito da aliança de ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e União Europeia pela equidade de gênero nos negócios  

– Encontro vai reunir mais de 40 especialistas internacionais em gênero, raça e negócios, além de importantes lideranças de empresas da América Latina e Caribe – foco dos debates são ações pela igualdade no ambiente de negócios para recuperação econômica da crise de COVID-19   

– Totalmente online, o Fórum WEPs também trará histórias bem-sucedidas de empresas que aderiram aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) 

 

Nos dias 9 e 10 de junho, das 14h às 18h (GMT-3:00 – BR-ARG-URY) acontecerá o “Fórum WEPs 2021: Reafirmando o Compromisso com um Futuro Igualitário”. Realizada no âmbito do “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios” – parceria de ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e financiamento da União Europeia pela equidade de gênero nos negócios -, esta 4ª edição do Fórum WEPs  será totalmente online e contará com painéis, palestras e entrevistas. A participação é aberta a todas e todos com interesse em ampliar conhecimentos sobre a importância de promover ações pela igualdade de gênero e raça no ambiente de negócios. As inscrições podem ser feitas por meio do site do evento: www.forumweps2021.com    

O Fórum WEPs é um marco na agenda de América Latina e Caribe para o debate da igualdade de gênero nos  negócios, promovendo casos bem-sucedidos de empresas que alcançam resultados concretos a partir de ações baseadas nos  Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla em inglês para Women’s Empowerment Principles) – plataforma orientadora da ONU Mulheres e do Pacto Global por mais igualdade entre mulheres e homens no ambiente de trabalho, cadeia de valor e comunidades.  

Neste ano, o Fórum WEPs terá, durante os dois dias de encontro mais de dez atividades, com oito horas de conteúdo exclusivo. Serão mais de 40 palestrantes de diversos países do mundo, incluindo CEOs de empresas, altas lideranças das Nações Unidas e de governos de América Latina, além de representantes da União Europeia.  

Entre as lideranças empresariais de América Latina e Caribe que irão participar dos painéis estão: Luiza Helena Trajano, presidenta do Conselho de Administração do Magazine Luiza e presidenta do Grupo Mulheres do Brasil (Brasil); Omar Cabral, sócio principal da PwC (Uruguai); Soledad Matos, gerente-geral da Oracle (Chile) e Andrea Johnson, presidenta do Conselho da Jamaican Women in Coffe (IWCA – Jamaica). As apresentações contam ainda com representantes de grandes companhias europeias como L’Oreal (França), SAP (Alemanha), Acrux Partners (Reino Unido) e também dos Estados Unidos (Walmart). Cada uma das lideranças vai compartilhar histórias de sucesso sobre implantação dos WEPs, destacando cada um dos sete Princípios. 

O objetivo do encontro é promover a pauta da equidade de gênero como ferramenta para os negócios e fomentar a importância da interseccionalidade na cultura organizacional, além de apresentar histórias dados de como o empoderamento feminino tem contribuído para a recuperação da crise atual da COVID-19 

O conteúdo permeia diversos temas do setor privado, sempre com um recorte de gênero — como a importância do compromisso das lideranças empresariais para a equidade de gênero e raça em cargos de alta gerência, a representatividade das mulheres no setor de tecnologia, os estereótipos de gênero na publicidade e comunicação, as vantagens e os desafios da presença feminina nas cadeias de suprimentos. Além disso, também são colocadas questões sobre importância da interseccionalidade no processo seletivo, na contratação e nos planos de sucessão e sobre mitos como “a falta de qualificação e os requisitos excludentes de mulheres negras, lésbicas, trans, bissexuais e mulheres com deficiência”. 

A edição deste ano será também especial por trazer alguns dos principais resultados do “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios”, que está em sua fase de conclusão. Implementado desde 2018 em seis países de América Latina e Caribe (Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai), o Ganha-Ganha vem realizando diferentes ações junto ao setor privado e parcerias estratégicas pela igualdade de gênero nos negócios, para a formação de empreendedoras, a promoção de lideranças femininas e o fortalecimento de uma rede de contato de negócios entre mulheres empresárias de América Latina e Caribe e União Europeia. A principal ferramenta junto ao setor privado para o avanço dessa agenda são os WEPs. 

Empoderamento econômico das mulheres e o desenvolvimento sustentável – Empoderar as mulheres é a chave para a transformação social e o crescimento econômico. Quanto mais as mulheres trabalham, mais as economias crescem (1). O empoderamento econômico das mulheres aumenta a produtividade e impulsiona a diversificação econômica e a igualdade de renda. O empoderamento econômico das mulheres é também crucial para o cumprimento da Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente os objetivos 5, 8, 10 e 17: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas (ODS 5); Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos (ODS 8); Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles (ODS 10); Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável (ODS 17).  

Os esforços para o empoderamento econômico das mulheres estão também em alinhamento às diretrizes sobre “Mulheres e  Economia” da Plataforma de Ação de Pequim, a Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres (CEDAW) e os compromissos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) relacionados aos Acordos 100 (Igualdade de remuneração de homens e mulheres trabalhadores por trabalho de igual valor), 111 (Discriminação em matéria de emprego e ocupação), 156 (Trabalhadores com responsabilidades familiares) e 183 (Proteção à maternidade). 

Sobre os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) – Em 2010, a ONU Mulheres e o Pacto Global apresentaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) – um conjunto de Princípios para orientar as empresas sobre como empoderar as mulheres no ambiente de trabalho, na cadeia de valor e nas comunidades.  

Com o subtítulo “A igualdade é um bom negócio”, os Princípios enfatizam os motivos econômicos os quais as empresas têm para promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Esses princípios são baseados em práticas reais de negócios e informações coletadas em todo o mundo. 

Por meio dos WEPs, o objetivo é demonstrar como alcançar as melhores práticas para desenvolver a esfera de gênero da responsabilidade corporativa, o Pacto Global das Nações Unidas e o papel das empresas no desenvolvimento sustentável. Além de servir como orientação prática para as empresas, os Princípios visam informar outras partes interessadas, incluindo governos, sobre seu compromisso com as empresas.   

Sobre o Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios – A ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (UE) acreditam que a desigualdade de gênero no mercado de trabalho é um problema que precisa ser encarado sem subterfúgios. Com base nessa convicção, foi criada uma parceria estratégica para implementar o ¨Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero significa Bons Negócios¨, um programa regional desenvolvido em seis países da América Latina e Caribe (Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai), que teve início em janeiro de 2018 e terminará em junho de 2021.   

O objetivo do Programa é promover o empoderamento econômico das mulheres, reconhecendo seu papel como beneficiárias e parceiras do crescimento e desenvolvimento, bem como o compromisso e a competência crescentes de instituições privadas e públicas para promover mudanças com foco na igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres. O programa é implementado e avaliado por meio de várias atividades, organizadas em três eixos: 

1. Trabalho em rede e cooperação entre empresas lideradas por mulheres

2. Fortalecimento de capacidades, compartilhamento de conhecimento e boas práticas e advocacy entre empresas e organizações de empregadores.

3. Mecanismos e financiamento para apoiar a inovação e empreendimentos inovadores liderados por mulheres.

O Programa Ganha-Ganha está alinhado aos grandes compromissos internacionais pela igualdade de gênero – como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Declaração de Pequim, e  também as diretrizes firmadas em diferentes sessões da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW).  

Tendo como principal ferramenta os WEPs, o Programa Ganha-Ganha, realiza diferentes ações junto ao setor privado e também instituições de negócios para promover um ambiente de trabalho igual para homens e mulheres; igualdade de acesso a recursos, emprego, mercados e comércio; acesso das mulheres a serviços de negócios, treinamentos, mercados, informações e tecnologia; melhoria da capacidade econômica e das redes comerciais; eliminação da segregação ocupacional e todas as formas de discriminação no ambiente de trabalho; promoção de relação harmônica entre as responsabilidades trabalhistas e familiares de mulheres e homens – destacando sempre que o desenvolvimento sustentável é uma responsabilidade de toda a sociedade e que as empresas têm um papel importante nesse processo.  

 

“Fórum WEPs 2021: Reafirmando o Compromisso com um Futuro Igualitário”. 

Quando: 9 e 10 de junho, das 14h às 18h (horário de Brasília) 

Inscrições: até 8/06 

O evento terá tradução simultânea (português, espanhol e inglês)   

As inscrições podem ser realizadas no site (www.forumweps2021.com), até dia 08 de junho.  

A fim de garantir capilaridade global de público aproveitando o formato virtual, o Fórum WEPs 2021 é destinado às empresas signatárias dos WEPs, empresas interessadas da América Latina, Caribe e União Europeia, representantes das Agências da ONU, organizações, redes e associações empresariais de mulheres, bem como lideranças de negócios, empresárias, empresários, empreendedoras, empreendedoras e todas e todos com interesse no tema.  

 

Informações para a Imprensa: 

Raquel Grisotto – consultora de Comunicação do programa Ganha-Ganha
raquel.grisotto@unwomen.org 

 

[1] – Banco Mundial, Fórum Econômico Mundial, McKinsey