• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Com Rebeca Andrade, programa ‘Uma Vitória Leva à Outra’ encerra sua segunda fase celebrando trajetória de sucesso



14.04.2022


O momento foi marcado por um evento no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, que contou com diversas atividades e a presença da ginasta Rebeca Andrade, nova modelo de referência do UVLO 

 

Com Rebeca Andrade, programa Uma Vitória Leva à Outra encerra sua segunda fase celebrando trajetória de sucesso/uma vitoria leva a outra noticias mulheres no esporte meninas

Rebeca Andrade recebe carta convite da representante da ONU Mulheres Brasil, Anastasia Divinskaya, da representante do COI, Bárbara Schweizer, e do diretor geral do COB, Rogério Sampaio. Foto: Gabi Amorim

 

O programa “Uma Vitória Leva à Outra” (UVLO), ação conjunta entre a ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional, em parceria com a ONG Empodera, promoveu no dia 9 de abril de 2022, no Parque Olímpico do Rio, o evento de encerramento de seu segundo ciclo (2018-2022). O encontro – que contou com 200 convidadas entre beneficiárias, jovens líderes, representantes de ONGs implementadoras e parcerias – teve como objetivo celebrar a trajetória do programa, mostrar seu impacto na vida de meninas e jovens mulheres, garantir reconhecimento e visibilidade às participantes, assim como aproximar as organizações parceiras. “Estamos concluindo um marco tão importante com esse evento”, disse Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil. Rebeca Andrade, convidada especial da celebração – e exemplo para todas as meninas do programa – destacou sua visão sobre o UVLO e seu contexto: “Eu sei que foram muitas gerações de mulheres que vieram antes para que eu pudesse estar aqui falando com vocês. (…) É muito bom saber que eu consigo inspirar de tantas formas diferentes. Uma honra!” 

Reconhecido como um legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o UVLO tem como objetivo promover o empoderamento de meninas e mulheres e a prevenção da violência contra elas por meio do acesso à prática esportiva de qualidade, combinada com oficinas de desenvolvimento de habilidades para a vida. O que promove transformações profundas, como descreveu Lissandra Rodrigues, 17 anos, ex-aluna do programa: “O projeto mudou completamente a Lissandra. Ela era uma menina muito tímida, ela odiaria que todo mundo estivesse olhando pra ela. Depois do projeto, essa Lissandra tímida morreu.” Nesse processo de transformação, o UVLO ajuda a promover quebras de diversas barreiras e estereótipos de gênero, raça e demais interseccionalidades. 

O exitoso ciclo do programa se encerrou na esteira das comemorações do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz (celebrado em 6 de abril). Em suas duas etapas (2015-2017 e 2018-2022), UVLO beneficiou mais de 2 mil adolescentes em 11 territórios em situação de vulnerabilidade do Rio de Janeiro, e fortaleceu a capacidade técnica e institucional de diversas organizações da sociedade civil para a implementação de programas esportivos com perspectiva de gênero.  

Esse alcance foi possível graças a estratégias como a construção de espaços seguros, atenção ao contexto social local, trocas com as comunidades e a capacitação de profissionais por meio de uma metodologia internacional adaptada à realidade brasileira. Assim, o programa ”Uma Vitória Leva à Outra“ assegurou os meios para que meninas e jovens mulheres pudessem participar e desfrutar do esporte em igualdade de condições e desenvolver importantes habilidades para a vida, como liderança, autoestima, autonomia e conhecimento sobre seus direitos. Laura Ribeiro, 18 anos, ex-aluna do projeto, sobre esse ponto considerou: “O UVLO foi dicionário pra muitas coisas que eu era confusa. O UVLO veio me falar que tudo bem fazer esporte, que não era coisa de menino, às vezes esse é um meio muito misógino.” 

Ao estimular tais habilidades e autonomia, o programa contribuiu para trazer perspectiva para a vida dessas jovens, como demonstra a fala da Kathely Lorraine, hoje com 21 anos, outra ex-aluna de ULVO: “O projeto foi o que me instigou a chegar onde cheguei e onde ainda vou chegar. Quero ser uma treinadora, uma personal trainer.” 

A força coletiva que o programa gera é inegável e contagiante. Impressionada com ela, Bárbara Schweizer, representante do Comitê Olímpico Internacional, comentou: “A felicidade que eu vejo em vocês, meninas, é exemplar. Em nome do Comitê Olímpico Internacional digo: uma vitória leva à outra é mais que um Programa, é um movimento.” Jane Moura, presidenta da Empodera, reforçou esse fato e sintetizou: “Uma vitória leva à outra é o poder da união das mulheres. Quando estamos juntas chegamos sempre além, onde quisermos! E isso é transformador.” 

 

Sobre o UVLO  

Uma Vitória Leva à Outra é um programa conjunto entre a ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional, em parceria com as ONGs Women Win e Empodera, que visa garantir que meninas e jovens mulheres participem e desfrutem do esporte em igualdade de condições. Nesta segunda fase, o programa implementa a metodologia para as beneficiárias e capacita organizações esportivas para trabalhar com o empoderamento de meninas por meio do esporte. O principal objetivo do UVLO é utilizar o esporte como uma ferramenta para a promoção da igualdade de gênero, do empoderamento de meninas e mulheres e da eliminação da violência contra elas, e garantir resultados de longo prazo para a quebra do ciclo de violência e a desconstrução de estereótipos nocivos de gênero que impedem meninas e mulheres de exercer seus direitos de forma integral e desenvolver plenamente seu potencial.