• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Comitiva interministerial visita Belém (PA) para conhecer ações de projeto piloto de Sistema Municipal de Cuidados



17.04.2023


Agenda reflete o interesse em compreender o modelo de gestão e ações de construção do Ver-o-Cuidado, projeto realizado em parceria de ONU Mulheres e Prefeitura de Belém desde 2022

Comitiva interministerial visita Belém (PA) para conhecer ações de projeto piloto de Sistema Municipal de Cuidados/ver o cuidado empoderamento economico

Belém (PA) receberá nos dias 17 e 18 de abril, a visita de uma comitiva interministerial formada pelo Ministério das Mulheres e pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ao lado de representantes da organização Open Society Foundations e da representante adjunta de ONU Mulheres, Ana Carolina Querino, as equipes técnicas dos ministérios participarão de agendas para conhecer o trabalho desenvolvido pelo projeto Ver-o-Cuidado, realizado em parceria pela ONU Mulheres e a Prefeitura de Belém, que visa a implementação de um piloto de Sistema Municipal de Cuidados no município.

A agenda dos ministérios reflete o interesse em compreender o funcionamento do modelo de gestão adotado pelo projeto Ver-o-Cuidado e de que forma tem sido realizada a construção do sistema piloto de Sistema Municipal de Cuidados. Desde que foi iniciado, em maio de 2022, o projeto tem, dentre outras ações, promovido atividades de formação para servidores e servidoras públicas acerca da Economia do Cuidado e, recentemente, iniciou o processo de escuta e engajamento de representações da sociedade civil ligadas ao trabalho de cuidado. Ações futuras previstas incluem atividades de capacitação profissional e técnica para trabalhadoras do cuidado e a realização de um estudo diagnóstico da oferta e demanda de cuidado em Belém, e das necessidades e prioridades das mulheres no Município.

Representando o Ministério das Mulheres, a visita contará com a presença da Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane Silva. A comitiva também contará com representantes da Secretaria Nacional de Cuidados e Família, do Ministério de Desenvolvimento Social. Estarão presentes a Diretora de Economia do Cuidado, Luana Pinheiro; a Coordenadora-geral de articulação intersetorial e interfederativa da Diretoria de Economia do Cuidado, Carolina Tokarski; a Diretora de Cuidados da Primeira Infância e da Pessoa Idosa, Maria Carolina Alves e a Coordenadora geral da Diretoria de Cuidados da Primeira Infância e da Pessoa Idosa, Tatiane Roda.

Durante os dois dias em Belém, as representantes dos ministérios e da organização Open Society participarão de conversas com secretários e secretárias do município de Belém e representantes das 10 instituições que integram o comitê gestor do projeto Ver-o-Cuidado; com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e com moradoras, servidoras e servidores municipais das regiões das ilhas de Belém. Além disso, a agenda também conta com momento de escuta de pessoas delegadas do “Tá Selado”, iniciativa de participação cidadã, organizada pela gestão municipal para escuta e avaliação de propostas prioritárias que orientam a gestão da cidade. A comitiva também visitará as instalações de uma turma do programa “Donas de Si”, ofertado pela Prefeitura de Belém para qualificação profissional de pessoas moradoras de Belém.

Serviço:
Visita interministerial à Belém (PA) – Representações do Ministérios das Mulheres e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Data: 17/04 – Reuniões com comitê gestor do projeto, secretariado da Prefeitura de Belém e Prefeito de Belém.
Data: 18/04 – Roda de conversa com moradoras, servidoras e servidores municipais das ilhas. Visita à turma do Donas de Si.

Para mais informações e credenciamento de imprensa para cobertura das atividades:
ONU Mulheres: Lali Mareco – (91) 98131-9936 – lali.mareco@unwomen.org