• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Copa dos Refugiados começa neste sábado (2/8), em São Paulo, com times de 16 países



01.08.2014


Competição se inicia às 08h30 do sábado, no Centro Esportivo Novo Glicério (mais conhecido como Campo da Tia Eva, na Rua Frederico Alvarenga 391, Glicério), com a presença de representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e da Caritas Arquidiocesana de São Paulo – entidades apoiadoras do evento. ste dia também acontecerão ações de campanhas da ONU “O Valente não é Violento” e “Proteja o Gol”, de prevenção à violência contras mulheres e à AIDS, em parceria com a ONU Mulheres e a UNAIDS, respectivamente

 

 

Copa dos Refugiados começa neste sábado (2/8), em São Paulo, com times de 16 países/

Refugiados apoiam a campanha “O Valente não é Violento”
Foto: Thays Prado/ONU Mulheres

 Após meses de preparação e envolvimento de refugiados que vivem no Brasil, acontece neste fim de semana (02 e 03 de agosto) em São Paulo a Copa dos Refugiados. O evento contará com a participação de times de 16 países diferentes.

A competição se inicia às 08h30 do sábado, no Centro Esportivo Novo Glicério (mais conhecido como Campo da Tia Eva, na Rua Frederico Alvarenga 391, Glicério), com a presença de representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e da Caritas Arquidiocesana de São Paulo – entidades apoiadoras do evento.

A cerimônia de abertura será conduzida pela comissão organizadora (composta por refugiados), com a apresentação de integrantes dos times da competição e a execução do Hino da Copa, que foi composto por dois refugiados rappers. O videoclipe oficial do Hino já está disponível no Youtube.

O primeiro jogo será entre as equipes da Nigéria e de Angola, às 9hs. As demais 14 equipes disputarão a primeira rodada ao longo do dia, até às 17hs.

A etapa complementar acontece no domingo, dia 03 de agosto, com o jogo final previsto para as 16hs (veja a tabela completa em anexo). Após a partida final, haverá uma cerimônia de encerramento, com a premiação do campeão e a condecoração de todos os participantes.

Durante todo o domingo, cerca de 200 refugiados participarão da festa da Copa, que neste dia terá apresentações culturais, atividades lúdicas para as crianças, uma tenda dedicada às mulheres refugiadas. Neste dia também acontecerão ações de campanhas da ONU “O Valente não é Violento” e “Proteja o Gol”, de prevenção à violência contras mulheres e à AIDS, em parceria com a ONU Mulheres e a UNAIDS, respectivamente. Uma macarronada – preparada pela comunidade São João Batista do Brás – será servida para os presentes e haverá pipoca para os espectadores das fases finais!

A comissão de arbitragem é composta por voluntários e funcionários da Caritas, por integrantes da associação Compassiva e do LUDENS – Núcleo de Pesquisa sobre Modalidades Lúdicas e Futebol da USP.

A Copa acontece numa semana histórica para o refúgio no Brasil, uma vez que o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) aprovou na última quarta-feira (30/7), de uma só vez, 680 pedidos de refúgio – um número recorde, maior que o total de reconhecimentos em todo o ano de 2013. Com os novos deferimentos, a população de refugiados no Brasil cresce em mais de 10% e passa a ser de 6.588 pessoas – de cerca de 80 nacionalidades diferentes.

Desde 2010, o número de solicitações de refúgio no país cresceu 800%. Em 1997, foi criada a Lei do Refúgio, que implementa a Convenção de 1951 da ONU sobre o Estatuto dos Refugiados, da qual o Brasil é signatário.

Dos cerca de 5.200 pedidos de refúgio registrados pelo Brasil em 2013, cerca de 30% foram feitos na região Sudeste (sendo 23% no Estado de São Paulo). A Copa dos Refugiados começa no sábado (02 de agosto), das 8h30 às 17hs, e continua no domingo (03 de agosto), de 8h30 às 17h30. O evento acontecerá no Centro Esportivo Novo Glicério (“Campo da Tia Eva” – Rua Frederico Alvarenga 391, Glicério.)