• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

CSW68: Tudo Sobre a Comissão sobre a Situação das Mulheres



08.03.2024


CSW68: Tudo Sobre a Comissão sobre a Situação das Mulheres/noticias igualdade de genero direitosdasmulheres dia internacional da mulher csw

A 68ª sessão anual da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW68), o maior encontro anual da ONU sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, ocorrerá este ano de 11 a 22 de março sob o tema prioritário, “Acelerando a conquista da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, abordando a pobreza e fortalecendo instituições e financiamento com uma perspectiva de gênero”.

O mundo está em uma encruzilhada crucial para a igualdade de gênero. Globalmente, 10,3% das mulheres vivem em extrema pobreza hoje e são mais pobres que os homens. O progresso para acabar com a pobreza precisa ser 26 vezes mais rápido para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

O progresso acelerado requer investimento. Dados de 48 economias em desenvolvimento mostram que são necessários adicionalmente $360 bilhões por ano para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em objetivos globais chave, incluindo acabar com a pobreza e a fome.

Neste ano decisivo, enquanto 2,6 bilhões de pessoas vão às urnas para votar, elas têm o poder de exigir maior investimento na igualdade de gênero. As soluções para acabar com a pobreza das mulheres são amplamente reconhecidas: investir em políticas e programas que abordem as desigualdades de gênero e impulsionem a agência e liderança das mulheres.

Tais investimentos geram dividendos enormes: mais de 100 milhões de mulheres e meninas poderiam ser retiradas da pobreza se os governos priorizassem educação e planejamento familiar, salários justos e iguais, e benefícios sociais ampliados. Quase 300 milhões de empregos poderiam ser criados até 2035 através de investimentos em serviços de cuidado.

Reduzir as diferenças de gênero no emprego poderia aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) per capita em 20 por cento em todas as regiões. Na CSW68, governos, organizações da sociedade civil, especialistas e ativistas de todo o mundo se reunirão para concordar com ações e investimentos que possam acabar com a pobreza das mulheres e avançar na igualdade de gênero.

Informações sobre o evento

Nos links abaixo você pode se aprofundar nos tópicos da CSW. O conteúdo está em Inglês.

Documentos Oficiais da Comissão. Destaques:

O Histórico da Comissão, desde a sua criação em 1946 e suas metodologias de trabalho.

Os relatórios de especialistas, incluindo instituições observadoras, como o UNFPA, PNUD, ACNUDH e OIM, e os pareceres de pesquisadoras e pesquisadores de instituições como as universidades de Columbia, Rotterdam, Oxford, Istanbul, Cairo, Sussex, Rhodes e Okoyama.

O primeiro rascunho do documento final, baseado nas negociações e análises preliminares.